Maio Amarelo: Números de acidentes de trânsito, com mortes e pessoas feridas, são muito altos

Na Câmara, dirigente do setor pede ajuda para que Itaúna diminua estatísticas negativas

0
304

A gerente de Trânsito e Transportes de Itaúna, Cíntia Valadares, compareceu à Câmara Municipal e, na Tribuna Livre, apresentou aos vereadores a campanha do “Maio Amarelo”, solicitando ajuda para que o município dê outra direção às estatísticas de acidentes envolvendo veículos e pedestres na cidade.

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a edição deste ano tem como objetivo a conscientização da comunidade itaunense para a redução de acidentes no trânsito, enfatizando a importância das decisões tomadas por motoristas, motociclistas, ciclistas e/ou pedestres. As ações do Maio Amarelo contam com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal de Itaúna, VLI Logística, Tiro de Guerra, AB Nascentes, Samu, Defesa Civil, SAAE, Gerência de Comunicação, secretarias municipais de regulação urbana, saúde e educação. 

Na Câmara, a gerente Cíntia Valadares mostrou os números de acidentes nos dois últimos anos e afirmou que seu trabalho e de sua equipe não tem outro propósito, senão diminuir essas ocorrências e fazer da cidade um lugar mais tranquilo para que as pessoas circulem, com segurança. Em 2022 foram 1.497 acidentes, com 2.648 feridos e 15 óbitos. Em 2023, a cidade registrou 1.588 acidentes com veículos, sendo 2.639 feridos e 11 mortes.

Os investimentos mais recentes em infraestrutura urbana, como pavimentação de vias, fazem com que motoristas e condutores de motocicletas ultrapassem os limites de velocidade e provoquem acidentes. Cíntia mostrou algumas imagens de ocorrências recentes em que há flagrantes desrespeito à sinalização e outras situações de imprudência. “Por favor, ajudem a melhorar o trânsito de Itaúna. Tudo que queremos, como pais, é que os nossos filhos saiam e voltem para casa vivos, sem ferimentos e sem acidentes de trânsito”, pontuou.   

Cíntia Valadares convidou os vereadores a participarem da programação durante todo o mês de maio envolvendo escolas e demais instituições a fim de levar informações sobre o trânsito seguro do ‘Maio Amarelo’.