Mata dos Tabuões arde em chamas incontroláveis deste a manhã dessa quinta, 26 (VÍDEOS)

0
144

Um incêndio de grandes proporções tomou conta de grande extensão de mata da região dos Tabuões, desde o seu início, acesso à empresa Água Viva, seguindo por toda à margem da barragem do Benfica. O local é uma área vasta que chega a fazer divisa com a região de Freitas e Itatiaiuçu. No local, há uma concentração de florestas preservadas, originarias de antigas fazendas que havia na região. A mata nativa ainda é bastante preservada, ao contrário do lado oposto que margeia a MG431 que já foi loteada e transformada em áreas de sitiantes, condomínios e casas de veraneio.

Sitiantes que vivem na área dos Tabuões, funcionários da empresa Agua Viva e outros voluntários lutaram contra as chamas durante grande parte dessa quinta-feira,26. Mas a falta de equipamento adequados como abafadores, impediu que as chamas e focos do incêndio fossem debelados, outra dificuldade encontrada foi se aproximar e entrar em vários pontos em razão da mata ser bastante fechada. O Corpo de Bombeiros de Itaúna, que vem nos últimos meses atendendo dezenas de chamados relativos à incêndios em matas sejam elas públicas e até privadas, também enviou um veículo de combate a incêndio, uma guarnição com 04 militares e 05 proprietários de sítios vizinhos se juntou aos voluntários eram 10h17 de quinta-feira, permanecendo no local até pouco mais das 21 horas do mesmo dia. Já nesta sexta-feira, outra equipe com 3 homens, foi enviada ao local as 6 horas, onde estão até o momento. Já foram consumidas pelas chamas cerca de 70 hectares de mata virgem

Umas das técnicas usadas para evitar a propagação do fogo, é a do aceiro, feito com o soprador separando o material orgânico, de modo a criar uma faixa limpa, sem materiais combustíveis, isolando o incêndio, formando-se desta forma, barreiras contra a propagação do fogo. São áreas estrategicamente planejadas e mantidas livres de vegetação combustível, como arbustos e árvores. Elas desempenham um papel fundamental na prevenção de incêndios florestais. A informação mais recente, é que uma equipe dos Bombeiros também atua na região próxima ao Recanto da Siriema , também debelando novos focos de incêndio.