Maternidade Nossa Senhora das Graças é inaugurada no Hospital Manoel Gonçalves (Ouça a entrevista)

Solenidade aconteceu na tarde de quinta-feira com a presença de familiares do grupo empresarial, médicos e autoridades do município

0
1405

Atualizada em 20.08.2022 às 12:45

Inaugurada na tarde dessa quinta-feira (18) a maternidade, denominada Nossa Senhora das Graças, ocupará o terceiro andar do Complexo Hospitalar José Mendes Nogueira.

Marcelo Oliveira, diretor de pessoas da empresa itaunense J. Mendes conversou com o repórter Luiz Henrique sobre a entrega da maternidade que passa a integrar o complexo hospitalar José Mendes Nogueira.

A moderna unidade, composta de 14 leitos atenderá a pacientes do SUS, convênios e particular. A gestão administrativa da nova maternidade que demandou 10 meses para ser concluída e entregue à comunidade Itaunense, será realizada pela administração do Hospital Manoel Gonçalves.

Ouça a entrevista

Audio 1 –

O novo serviço, construído em dez meses, ocupa o terceiro andar do Complexo Hospitalar José Mendes Nogueira, entregue pela família Mendes Nogueira, em outubro de 2021. Moderno e bem equipado o prédio da maternidade possui 14 leitos e 12 blocos de obstetrícia, que serão disponibilizados para o atendimento de pacientes do SUS, de planos de saúde e convênios. A Maternidade Nossa Senhora das Graças estará em funcionamento na próxima semana.

A inauguração contou com a presença dos familiares do grupo J. Mendes, prefeito Neider Moreira (PSD), secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, dirigentes do Hospital Manoel Gonçalves, médicos e enfermeiros e lideranças empresariais. As dependências do prédio que homenageia Nossa Senhora das Graças, foram benzidas pelos padres Everaldo Quirino e Cristhian Shankar. 

O projeto de construção de uma nova maternidade na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira começou depois que um membro da família necessitou utilizar o atendimento neonatal da instituição. Ali a empresária Tânia Nogueira Araújo, filha do empresário José Mendes Nogueira, começou a planejar uma maneira de auxiliar ainda mais a instituição de saúde, que é de grande importância para Itaúna e cidades da região. Tânia contou, na inauguração da obra, que disponibilizou todos os recursos financeiros e exigiu que a construção fosse feita com os melhores materiais e equipada com os instrumentos da mais alta tecnologia para melhor atender aos profissionais e pacientes. Em seu pronunciamento, ela disse que espera que inúmeras mães sejam beneficiadas pelo conforto da Maternidade Nossa Senhora das Graças “no momento mais sublime de sua vida, que é o de dar à luz a uma criança, um milagre de Deus. Tenho por mim, como missão nessa vida, que a caridade é o maior dos exemplos”, pontuou.

Em sua fala, ainda, a empresária   Tânia Nogueira dirigiu-se ao prefeito Neider Moreira com uma solicitação, “para que os serviços da  maternidade estejam completos”, que ele invista na revitalização da UTI neonatal, que se encontra inativa há muito tempo.

Hospital perdeu o credenciamento e terá que recomeçar processo 

À reportagem do Jornal S’PASSO, o prefeito Neider Moreira afirmou que quando deputado estadual conseguiu os equipamentos e o credenciamento, junto ao Ministério da Saúde – e o Hospital Manoel Gonçalves fez as obras –   para o funcionamento do CTI neonatal, naquele momento a Prefeitura não quis ajudar para a manutenção desse serviço. “Hoje a Prefeitura está à disposição para ajudar sim. O problema é que teremos que começar o trabalho desde o início. O Hospital tem que mostrar a intenção em ter o serviço de neonatal para que recomece o trabalho de credenciamento, que foi perdido pelo fato de não ter sido colocado em funcionamento naquela época. Então, é importante que o Hospital se manifeste favorável à questão para que a Prefeitura possa ajudar, ou seja, começar a se movimentar pelo credenciamento e viabilização do neonatal”, explicou. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × cinco =