Médico e professor Unaí Tupinambás é candidato no Conselho Federal de Medicina

0
1118

O médico e professor itaunense Unaí Tupinambás é candidato a conselheiro por Minas Gerais na Chapa 2 – Minas Muda CFM – para as eleições do Conselho Federal de Medicina. Ele está ao lado da também médica e professora Karine Zanini, sua suplente. As eleições acontecerão nos dias 6 e 7 de agosto e o processo será todo virtual, obrigatório para todas e todos os que estão com CRM ativo no conselho e com até 69 anos de idade.

Unaí afirma que aceitaram este desafio por entender que “há necessidade premente de mudar os rumos da atuação do Conselho que há muito se afastou das pautas realmente relevantes para nossa categoria”. Eles propõem um CFM ligado na realidade do dia-a-dia da categoria médica e não “encastelado em pressupostos éticos falaciosos que acabam por gerar mal estar social e fomentar a discórdia”. 

A atuação na defesa incondicional do SUS e da saúde pública é uma das propostas primeiras da Chapa 2, que irá tratar com rigor a possibilidade de abertura de novas escolas médicas, garantir independência e autonomia do Conselho em relação a governos e partidos políticos, lutar contra a precarização do trabalho médico, reforçar junto à AMB e Sociedades de Especialidades programas de Educação Médica continuada dando preferência às que possuem experiência na execução destes programas.

“Vamos também atuar na defesa de atos privativos de médicos e no combate ao charlatanismo e assegurar posicionamentos baseados na ciência.

Para saber mais de nossas propostas e conhecer melhor os candidatos, por favor, acessem nossas redes sociais e o site do CFM”, pontua Unaí Tupinambás.  

Um pouco dos candidatos

Unaí Tupinambás é o conselheiro titular na Chapa 2 – Minas Muda CFM. Ele é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1986); mestrado em Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG (1999); doutorado no Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical – pela Faculdade de Medicina da UFMG (2004). É professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e assessor técnico do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Karine Zanini – Suplente, é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (1996); residência em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (1998); residência Coloproctologia pela Santa Casa de Belo Horizonte (2000); mestre (2016) e Doutora (2019) em Saúde pela UFJF. É professora adjunta do Departamento de Cirurgia, Disciplinas de Clínica Médico-Cirúrgica III (Coloproctologia), Internato de Cirurgia, Introdução à Vida Universitária e Temas Integradores em Clínica Ampliada.