Estamos no mês onze do calendário e a atenção da população brasileira é chamada para a campanha ‘Novembro Azul’, sobre a conscientização da saúde masculina. É importante ressaltar que o assunto não se resume ao câncer de próstata, embora ele seja o primeiro mais comum para os homens. A campanha também tem como premissa o cuidado com os tumores de bexiga, o oitavo mais comum para os homens, com estimativa de 7.590 novos casos este ano, além de outras pautas importantes da saúde masculina como os tumores de pênis, rins e testículos.
O médico Luiz Rodrigues Pereira Júnior, coordenador da equipe de Urologia do Hospital Manoel Gonçalves, falou ao Jornal S’PASSO sobre o tema lembrando que o ‘Novembro Azul’ é uma campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Urologia, originalmente na conscientização do câncer de próstata, em espelho ao ‘Outubro Rosa’, que é mais antiga e visa conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. Ambos os cânceres são em seus respectivos gêneros, os mais comuns. Com o tempo, o propósito dessa abordagem adquiriu um significado mais amplo e a campanha chama atenção para outros tumores urológicos, com ênfase naqueles cercados de tabus como os de próstata e pênis, além da saúde masculina como um todo, devido à pouca importância dada e aos reduzidos investimentos em políticas públicas voltadas para a saúde do homem.
“Todos nós sabemos que os homens em geral, procuram menos a assistência médica preventiva, porém, essa atitude tem mudado com o engajamento cada vez maior de várias instituições em relação a essa bandeira”, pontuou.
Um tabu que vai se dissipando
Na avaliação do coordenador da equipe de Urologia do Hospital, a saúde masculina ainda é um tabu entre boa parte da sociedade devido a cultura de que homem é forte, não chora, não adoece, então, porque se prevenir? Ao mesmo tempo, ele entende que esse cenário tem mudado ano após ano, a partir de um grande engajamento de profissionais de saúde e educadores sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina junto às empresas, instituições de ensino e a sociedade em geral, especialmente durante o mês de novembro.
“O câncer de próstata, por tratar-se de um tumor com alta incidência e que não pode ser prevenido, ou seja, se algum homem tiver propensão à doença, ele irá ter, é um tumor possível de rastrear e curar em sua fase inicial. Porém, não há sintomas nesta fase, daí a importância da campanha para que qualquer anormalidade seja detectada precocemente. Luiz Rodrigues Pereira Júnior também evidencia outro tumor urológico, o único que pode ser prevenido, que é o de pênis. “Este câncer pode ser evitado apenas cuidando da higiene do órgão e, em pacientes com fimose verdadeira, quando a higiene é impossível, realizando a cirurgia. Os demais tumores urológicos têm seus fatores de risco e são diagnosticados através de sintomas específicos.
Hospital e AVACCI
O urologista ressalta que o Hospital Manoel Gonçalves, antes mesmo da inauguração do Centro Oncológico, já era engajado nas campanhas Outubro Rosa e do Novembro Azul, procurando conscientizar a população itaunense sobre os temas. Após a abertura do centro especializado, as ações de prevenção tornaram-se contínua, uma vez que há ambulatórios específicos de atendimentos oncológicos onde é possível realizar o diagnóstico preciso e oferecer à população tratamento especializado, sem necessidade de sair do município.
“Além de tudo isso, há uma grande parceria entre a AVACCI e o Hospital Manoel Gonçalves para oferecer à população informação de qualidade, em todos os níveis, sobre os tumores malignos e prestando atendimento aos pacientes e familiares em busca da cura da doença. E quando não é possível a cura, existem o acolhimento e acompanhamento adequados dos pacientes oncológicos. Minha opinião pessoal é que essa luta é de todos nós cidadãos itaunenses”, pontuou.
Secretaria de Saúde promove ações nas unidades de saúde
As unidades de saúde de Itaúna estão com programação especial e alguns postos já realizaram atividades na primeira quinzena do mês. Este ano, cada unidade ficou responsável pela própria programação e os interessados em participar devem se orientar na ESF de referência sobre datas e horários.
Estão programados para os próximos dias atividades sobre o Novembro Azul nos bairros Jadir Marinho (20/11), Graças (22/11), Morada Nova II (23/11), Cidade Nova (23/11),Garcias (24/11), Pio XII (24/11), Itaunense (24/11), Parque Jardim (24/11), Rosário (24/11), Padre Eustáquio (24/11), Residencial Santanense (25/11), Piedade (25/11) e Morada Nova I (25/11). Nestas datas, o horário de atendimento será estendido até às 20h, com programação própria para cada localidade, dentre roda de conversa, palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, testagem rápida, orientações sobre tabagismo, diabetes, hipertensão, além de brindes e confraternização.