Melhor que investir na construção de uma UPA, melhor seria duplicar o atendimento do Pronto Socorro do Hospital

Neider fala ao S’PASSO das principais propostas dos candidatos majoritários. Ele explica que projeto para o ‘Manoel Gonçalves’ já foi aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde e que criar a “tarifa zero” é simples, desde que se mostre qual é a fonte de investimento

0
582

Para além dos planos de governo registrados na Justiça Eleitoral, os candidatos à Prefeitura de Itaúna têm pontuado em suas aparições públicas algumas propostas para, caso eleito, sejam colocadas em prática. Para alguns, grande parte dos projetos mostrados não passa de promessas, de difícil execução, uma vez que depende de grandes recursos financeiros, que o orçamento municipal não comporta.

O Jornal S’PASSO ouviu o prefeito Neider Moreira (PSD) acerca de algumas dessas propostas dos três candidatos à sua cadeira. Todas essas ideias constituem a maioria das falas dos três postulantes à Prefeitura: Gustavo Mitre (Republicanos), Maurício Nazaré (PSD) e Wandick Pincer (PV). No rádio, na televisão, nas redes sociais e nos encontros presenciais com os eleitores, eles têm falado que se eleitos vão investir na criação de uma UPA, Unidade de Pronto Atendimento, e, até, melhorar consideravelmente os investimentos no Hospital e na saúde como um todo.

A implantação do projeto de “tarifa zero” para o transporte público é a proposta de pelo menos um dos candidatos e, talvez, seja o carro-chefe de sua campanha. Outra ideia seria a redução de gastos com a máquina pública, principalmente diminuindo o número de cargos comissionados. Mais investimentos na Segurança Pública e na criação de projetos e áreas de lazer para as famílias também são destaque do Plano de Governo dos três concorrentes. E, por fim, prometem que o povo terá maior participação na elaboração do orçamento do município.

O prefeito Neider Moreira falou à reportagem sobre essas propostas dos três candidatos majoritários.

Neider Moreira de Faria é itaunense, nascido em 23 de março de 1965, é médico, antes de ingressar na política. Foi vereador em Itaúna, de 1997 a 2000. Ocupou o cargo de deputado estadual na ALMG, de 2003 a 2015 estando afastado no período de 10 de agosto de 2004 a 30 de março de 2006, quando ocupou o cargo de Secretário de Estado Extraordinário para Assuntos de Reforma Agrária.

No dia 2 de outubro de 2016 foi eleito prefeito de Itaúna, para o período 2017 a 2020, com 34.606 votos, 66.81%. Foi reeleito em 2020 com 19.375 votos (44,06% do total).

Em vez de UPA, investir no Pronto Socorro

Melhor que a implantação da UPA seria a duplicação do Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves porque você teria um custo único. Se você faz uma UPA separada, você terá um custo dobrado. O projeto para duplicação do pronto socorro, inclusive, está pronto e aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde e há espaço no Hospital Manoel Gonçalves para fazer isso. Então, é muito mais viável duplicar o que já existe.

Prefeitura não está inchada, está enxuta

Dizer que a Prefeitura está inchada não é verdade, ao contrário disso, está enxuta. Com relação a cargos comissionados, a Prefeitura hoje está muito enxuta, tanto é que o gasto que ela e o SAAE têm com pessoal hoje é de apenas 43%, quando eu assumi, beirava a 54%, isso foi muito enxugado. E, também, a cidade está muito mais desenvolvida, necessita de mais pessoas para gerir tantas atividades, não tem como diminuir cargos comissionados, isso é absolutamente inviável. O cargo comissionado é que faz a Prefeitura andar, são pessoas que ocupam cargos em hierarquia, extremamente necessários.

Mais investimentos em segurança pública? Projeto ‘Olho Vivo’ já está pronto

Investimento em segurança pública? Acabamos de fazer isso com a troca do parque de iluminação em toda a cidade. Na sequência disso, existe um projeto, que já está pronto e foi apresentado para o CDE – Centro de Desenvolvimento Empresarial, que é a implantação do “Olho Vivo”, que custará algo em torno de R$ 3,5 milhões, para que sejam colocadas as câmeras que precisam ser colocadas e o centro de monitoramento. Está tudo pronto e para o próximo ano é perfeitamente possível e bem mais fácil de implantar.

Praças de esportes, praças e parques recuperados

Áreas de lazer na cidade. Todos os parques ecológicos foram recuperados, as praças e quadras de esportes todas recuperadas, inclusive inauguramos a última agora, no bairro Leonani. Então, todos os parques, praças de esportes e demais áreas foram restaurados, com exceção do Parque Sindimei, porque lá uma situação diferenciada. É de extrema vulnerabilidade, onde você não consegue ter a segurança necessária, infelizmente. Tudo que você coloca lá (no Parque Sindimei) é furtado no dia seguinte, é muito complicado. Você tem que ter uma associação que funcione lá dentro para cuidar, para criar uma interface com a população da região para que o Parque Sindimei seja funcional novamente.

Não tem como o município investir mais no Hospital como nós fizemos

Mais investimentos no Hospital Manoel Gonçalves do que fizemos, o município não consegue fazer. Quem falar que irá fazer além do que fizemos, está falando mentira.

‘Tarifa Zero’ é muito simples, é só mostrar a fonte de financiamento

A questão da tarifa zero é muito simples. A tarifa é rateada, se vai implantar o prefeito terá que demonstrar de maneira cabal qual é a fonte de financiamento. Se souberem qual é a fonte de financiamento, ótimo. Nós, enquanto gestores e no tempo em que estamos na Prefeitura, não conseguimos achar a fonte de financiamento. Tomara que alguém consiga achar e fazer isso para a população; seria ótimo.