MEMÓRIAS DE OUTROS CARNAVAIS

0
586

O balanço da música sertaneja na passarela do Carnaval com os Sertanejeiros

Imagine um bloco de carnaval com uma pegada do balanço sertanejo, fora do tradicional de marchinhas, de samba, de frevos e de axé. Foi assim que surgiu o bloco Sertanejeiros, em 27 de julho de 2015, com muita antecedência para o carnaval 2016. A ideia do bloco foi do, agora, vereador Leonardo Alves, o Léo da Rádio, que sempre participou ativamente do carnaval de Itaúna, que atuava como Dj, locução, kombi elétrica, puxando blocos etc. Ele levou a ideia para outros dois amigos que aceitaram de pronto, porém queriam algo diferente, já que existiam um bloco com bateria, outro que tocava músicas de axé e outras correntes de brincadeiras momescas.

Foi aí que surgiu um bloco itaunense com essa pegada que vinha de experiências na Bahia, com grande sucesso, como o Pirraça, de Jorge e Mateus e Doidaça, de Gustavo Lima.

As informações sobre o bloco Sertanejeiros foram passadas ao Jornal S’PASSO por Arilson Freitas, 50, produtor musical da banda Só Balanço. Além de produtor musical, ele é técnico em refrigeração. Como carnavalesco, participa da festa em Itaúna há mais de 20 anos, tanto com a banda, como nos blocos. Em 2016, começou a fazer parte da diretoria do Sertanejeiros, como vice-presidente; em   2021 assumiu a presidência do bloco, em substituição a Léo Alves. Este será o primeiro carnaval dele à frente do bloco como dirigente, já que com a pandemia da Covid-19 foram dois anos sem a realização da folia.

O Som do Brasil é o Sertanejo

Com a expertise de uma corrente do carnaval na Bahia surgiu a ideia de montar o bloco Sertanejeiro. Nosso fundador, por ser radialista, ouvia muito uma música, chamada “Eu sou Sertanejeiro”, do cantor Fred Liel com participação de Fernando e Sorocaba. Ela diz assim: “O som do Brasil é sertanejo/ no carnaval, na copa e no rodeio./Toca lá em casa e no mundo inteiro./Eu sou sertanejeiro”. Foi daí que tiramos o nome Sertanejeiros. Colocamos a ideia nas redes sociais e o feedback foi sensacional. 

Carnaval e sertanejo

A ideia dos outros dois amigos era uma coisa muito grande, tipo tentar trazer Gustavo Lima, Wesley Safadão, mas era inviável por que o Carnaval é aberto, aí eles desistiram. Léo Alves continuou adiante e teve a ideia da logomarca do bloco, uma proposta alegre, misturando o carnaval com sertanejo, e foi em busca de parceiros que comprassem a ideia.

Mais parcerias e patrocinadores

Eu já era produtor da banda Só balanço, quando procurei o Léo para um bate papo e começamos uma parceria. Naquele momento, fechamos a diretoria do bloco, sendo ele, Léo Alves, presidente, eu, vice-presidente e o Heli Júnior, secretário. A partir daí fomos buscar mais parcerias e patrocinadores para viabilizar o desfile no carnaval 2016. Não deu outra: o bloco foi a sensação do Carnaval 2016. De lá para cá saímos todos anos no carnaval de Itaúna, sempre com uma estrutura e shows de primeira.

Oito anos de existência e seis de desfile

Estamos fazendo oito anos de bloco e em 2023 vamos para seis anos de desfile; ficamos dois anos parados por causa da pandemia, e agora estamos voltando com vários desafios. O bloco está com nova diretoria: Arilson Freitas, presidente; Heli Junior, vice-presidente; Felipe  Grilo, secretário.

Melhor carnaval dos últimos tempos

Estamos trabalhando para fazer um carnaval cada vez melhor, com show e estrutura de primeira. Vai ser um grande desafio, pois o carnaval de Itaúna está passando por uma reformulação também, novo local, novo formato. Estamos muito animados para fazer o melhor carnaval dos últimos tempos.  O bloco fez alguns abadás para o folião que gosta do bloco e quer ter uma lembrança do carnaval 2023. Os abadás são limitados e estão à venda na Urban Style e Mini Diva, ao preço de R$ 45,00.