Meteorologia: Itaúna está entre as 677 cidades mineiras sob “Perigo Potencial” em alerta do Inmet

0
1468

 O Instituto Nacional de Meteorologia prevê, para a tarde desta quinta-feira, chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de (40-60 km/h).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma renovação do alerta de tempestade e granizo para um amplo conjunto de municípios em Minas Gerais. Este aviso, classificado como “perigo”, está ativo desde as 10 horas da manhã desta quinta-feira, dia 28. O alerta engloba 677 cidades distribuídas nas seguintes regiões do estado: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste de Minas, Norte de Minas e Jequitinhonha.

O comunicado ressalta a possibilidade de chuvas intensas, com acumulação de até 100 mm de precipitação por dia, além de ventos de alta intensidade, variando entre 60 e 100 km/h, e a ocorrência de granizo. Essas condições climáticas elevam o risco de consequências como interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações agrícolas, quedas de galhos de árvores e a possibilidade de áreas alagadas.

O site tempo.com aponta que a partir das 16 horas de hoje uma chuva fraca atingirá Itaúna e, a partir das 17 horas, aguaceiros e tempestades, com um percentual de confirmação de 50%. Ao todo, deverá chover 6.4 mm entre as 16 e 19 horas. A partir daí uma nova previsão de chuva será para o domingo, dia 01 de outubro, quando são esperadas chuvas que variarão entre fraca e aguaceiros a partir das 15 horas, com previsão de chuva até o final de domingo.