Microempreendedora transforma criatividade em negócio sobre rodas

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Gislaine a sua Kombi personalizada. Imagem: Divulgação/WhatsApp

A VW Kombi é uma das queridinhas do mundo automobilístico. De 1950 a 2013, a montadora alemã Volkswagen manteve a produção do furgão com muito sucesso e os modelos que restam, são utilizados tanto como carro de passeio, quanto como instrumento de trabalho. Nas ruas elas chamam atenção, principalmente quando estão “inteiras e originais” características que levam os colecionadores de carros antigos ao delírio. 

Em Itaúna, um modelo especial e único, tem o rosto e a marca registrada de sua dona, empreendedora Gislaine Silva. Moradora do bairro Santa Edwiges, ela equipou o veículo com cílios postiços, saia rosa-lilás e até batom para chamar a atenção para um negócio inédito, a “Boutique Sobre Rodas”.

Gislaine utiliza a Kombi como uma loja de roupas ambulante e o automóvel é equipado com arara para pendurar as peças, gavetas para estoque, painel de acessórios e espelho. 

A inauguração da “Boutique Sobre Rodas” aconteceu recentemente, mas a ideia, afirma Gislaine, começou em 2018: “Em dezembro daquele ano, encontrei uma proposta parecida na internet, de uma maquiadora de Porto Alegre que saía pelas ruas em uma van. Em março de 2019, o projeto saiu do papel e com o apoio do meu marido, investi para dar personalidade ao veículo. “A Kombi foi transformada em um empreendimento com a ajuda de profissionais, como arquiteto, marceneiro e mecânico, para se tornar o que é hoje. Ela se parece comigo e me identifico muito com o desenho da borboleta, pois reforça a transformação que passamos no nosso negócio”, relata. 

Gislaine Silva trabalha como vendedora de roupas há 10 anos e antes da “Boutique Sobre Rodas”, entregava os produtos para os clientes de moto, de carro e a pé. “Agora, com a Kombi, consigo levar a loja para a casa do cliente e dou a ele mais comodidade”, afirma.

Apesar do otimismo com o projeto inovador, a comerciante não deixa de temer os riscos: “O medo de ser assaltada é constante, mas sempre conto com a ajuda do meu marido e do meu filho para fazer as entregas”. 

Outro desafio que Gislaine enfrenta é o aumento no preço dos combustíveis, que impactou muito o negócio. “A alta da gasolina impede até que eu possa rodar por mais bairros, sabendo do risco de não vender muitas peças. Mas mesmo assim, me esforço para surpreender os clientes”, esclarece.

A vez dos pequenos

Em Minas Gerais, as micro e pequenas empresas criaram mais de 177 mil empregos entre janeiro e agosto deste ano, garantindo um aumento no saldo de vagas de 428%, em relação ao mesmo período de 2020. São mais de 1,8 milhão de empreendimentos em todo o Estado, que respondem por 61% dos empregos formais. Gislaine Silva se junta aos 4.664 microempreendedores individuais de Itaúna, segundo o Painel das Pequenas Empresas do SEBRAE Minas. Deste total, 362 profissionais oferecem serviços relacionados ao comércio de vestuário e acessórios, como a proprietária da Boutique Sobre Rodas. E segundo os dados essa é a principal atividade econômica dos MEI’s cadastrados na cidade. Em segundo lugar estão os serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure, com 356 profissionais.

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