Mineração Usiminas reforça atuação marcada pelo compromisso com as comunidades

Em 2024, empresa fortalece ações, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e com a educação ambiental nas cidades das quais faz parte

0
298

A Mineração Usiminas vem reafirmando o compromisso de ser uma boa vizinha por meio de uma série de iniciativas que contribuem com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades das quais faz parte. Com a realização e apoio a projetos culturais, esportivos, sociais e ambientais, a empresa segue estreitando laços e gerando oportunidades.

Em 2024, a Mineração Usiminas viabilizou, por meio de patrocínios via leis de incentivo, a realização de 20 projetos culturais, esportivos e sociais, nas cidades de Itatiaiuçu, Mateus Leme, Igarapé, Rio Manso e Itaúna. Essas ações alcançaram mais de 100 mil pessoas, com ampliação do acesso à cultura e educação, ao esporte e lazer e fomento da economia criativa.

Para a diretora de Sustentabilidade, Relações com Comunidades e Institucional da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, os resultados alcançados reforçam a convicção de que é fundamental a empresa atuar pelo fortalecimento das comunidades locais. “Estamos sempre em busca da construção de relações sólidas e transparentes, ouvindo a população e, junto à sociedade, atentos a melhorias que beneficiem toda a região onde estamos presentes”, destaca Marina.

Fortalecendo a conexão com a cultura local

Entre os projetos incentivados está a manutenção dos cursos e oficinas na Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), que, com o patrocínio da Mineração Usiminas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, já beneficiou mais de 700 pessoas. Entre elas, a artesã Adriana Gonçalves de Resende Freitas, moradora da zona rural de Itatiaiuçu. Adriana diz que encontrou na Acirpa um espaço de aprendizado e socialização para ela e para sua filha, Clarice Vitória, que depois do curso de pintura, expandiu seus conhecimentos para crochê e outras técnicas manuais.

“O que os alunos aprendem representa um grande potencial para se transformar em profissão. E todos nós podemos ampliar essa possibilidade, incentivando o empreendedorismo local”, destaca Adriana.

Capacitação e diálogo

No Programa de Educação Ambiental, em parceria com as demais integrantes da Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa), a Mineração Usiminas realizou 92 ações, alcançando 2.700 pessoas interna e externamente. Mais de mil visitantes conheceram as operações da empresa, que mantém o “Portas Abertas”, programa de visitas destinado às comunidades.

Também em 2024, a companhia lançou o programa Diálogo de Vizinhos, com encontros presenciais para ouvir as comunidades. Além disso, organizou os Comitês de Vieiras e Ponta da Serra, iniciativa estendida em 2025 para Curtume e Samambaia.

Incentivo às boas práticas

Por meio do Edital Socioambiental da Amisa, a Mineração Usiminas viabilizou nove projetos comunitários, cujos pilares eram a sustentabilidade e a cultura. Foram beneficiadas diretamente 1.807 pessoas.

Um exemplo do alcance do edital é o projeto “Reconstrução do Pergaminho”, liderado por Viviane Barcelar Oliveira da Silva, professora da Escola Municipal José Antônio Ferreira, na comunidade de Ponta da Serra (Itatiaiuçu). A iniciativa promove a conscientização ambiental entre os alunos do quinto ano, ensinando práticas sustentáveis como a reciclagem de papel e a produção de brinquedos com materiais reutilizados.

“A ideia é formar cidadãos mais conscientes, que compreendam a importância da preservação ambiental e possam disseminar esse conhecimento para suas famílias e comunidades”, afirma Viviane.