Vacinação de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho, conforme agendamento anterior
Deu grande confusão a campanha de vacinação da Secretaria de Saúde, desta semana, destinada a imunizar pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. A primeira dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer está marcada para acontecer nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho. Depois da polêmica da suspensão da página virtual da Prefeitura, no dia 16, das enxurradas de críticas e até denúncias de irregularidades dos encaminhamentos – que resultaram em ação no Ministério Público – a programação da vacina foi restabelecida. O MPMG chegou a recomendar a sua suspensão, mas a prefeitura se defendeu das acusações e, em reunião na tarde de quinta-feira, as equipes da Secretaria de Saúde e da Gerência de Tecnologia da Informação apresentaram ao Ministério Público todo o trâmite envolvendo o cadastro de pessoas com 50 anos ou mais para vacinação contra a Covid-19. De posse das informações e esclarecidas as dúvidas, o promotor de Justiça Gustavo Augusto Pereira de Carvalho Rolla decidiu revogar a recomendação de suspender o cadastro, referendando a licitude do processo. Portanto, a vacinação está mantida nos dias 21, 22 e 23 da próxima semana.
Vacinação segue planilha do Ministério de Saúde
O secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, afirmou ao Jornal S’PASSO que os problemas começaram quando uma pessoa, que eles não conseguiram identificar, tomou posse do link de acesso da página do cadastro e o divulgou. Daí, as pessoas fizeram o cadastramento sem precisar passar pela página da Prefeitura. “Não houve como identificar a origem, mas a página caiu e as pessoas ao entrarem no acesso principal, não conseguiram fazer o cadastro”, contou.
Sobre a possibilidade de algumas pessoas terem acessado o site da Prefeitura e se cadastrado no dia anterior ao programado, o secretário disse que tal possibilidade não existe, pois o primeiro acesso foi realizado assim que a página foi disponibilizada, no início da manhã do dia 16.
Para a vacinação dos próximos dias, da faixa etária de 50 anos ou mais, a Secretaria de Saúde contará com 2 mil doses para uma população em torno de 8 a 10 mil pessoas. Porém, o secretário acredita que boa parte dessa população já tenha sido contemplada com a vacina, por ter comorbidades, ou por estar na categoria de profissionais de saúde, profissionais da educação ou ter deficiência.