Ministra do TSE e professora da Universidade de Itaúna, Edilene Lôbo, recebe Medalha JK em Diamantina

Homenagem foi entregue pelo governador de Minas, Romeu Zema e, entre os agraciados está também o ex-juiz e professor da UIT, Ramon Tácio de Oliveira, presidente do TRE-MG

0
233

A ministra do TSE e professora da pós-graduação da Universidade de Itaúna, Edilene Lôbo, foi uma das agraciadas com a Medalha JK, na cidade de Diamantina, entregue pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO. Foram agraciados com a honraria, 120 personalidades e instituições e, além da professora Edilene, também o desembargador Ramon Tácio de Oliveira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, ex-juiz de Direito de Itaúna e ex-professor da UIT.

A cerimônia de homenagens contou com a participação dos medalhistas de ouro em Paris Gabrielzinho, nadador paraolímpico, natural de Santa Luzia; e Ana Patrícia, jogadora de vôlei de praia, nascida em Espinosa, no Norte mineiro. Foi feita ainda uma homenagem à memória da mestra artesã Dona Izabel, do Vale do Jequitinhonha, referência na arte da cerâmica em todo o país. Entre os agraciados, estão parlamentares, representantes da sociedade civil, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“A nossa história mostra que Minas Gerais é um celeiro de governantes que marcaram a política e o desenvolvimento do Brasil. Não é por acaso que nos reunimos em Diamantina, hoje, para celebrar o ex-presidente e ex-governador de Minas, Juscelino Kubitschek, um dos maiores homens públicos que o país já teve”, disse o governador Zema.

“Hoje, também estamos homenageando personalidades que pavimentaram a estrada de forma pioneira, inspirando outras pessoas e abrindo as portas para um futuro mais promissor. E, como governador de Minas Gerais, esse também é meu maior objetivo: deixar um legado inspirador para os próximos governantes”, completou.

A Medalha JK

A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902 (há 122 anos). A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país que contribuem para o desenvolvimento do Estado.