Moradores denunciam interrupção do fornecimento de água no Cidade Nova, Murilo Gonçalves e região

0
188

Os problemas dos bairros Cidade Nova, Murilo Gonçalves, Recanto das Peixotas, Itaunense e áreas adjacentes são antigos e, dentre eles, o que causa maior transtorno é a falta d’água. Os moradores sofrem com a deficiência do abastecimento e, em várias oportunidades, chegam a ficar até três dias sem água. Apesar das reclamações e pedidos ao poder público, a situação tem se agravado, e a comunidade sobrevive sem ter água até para a higiene pessoal.

Morador do bairro Murilo Gonçalves há 15 anos, Vinícius César revela que o bairro sempre sofreu com a falta de água e nos últimos meses, no mínimo, duas vezes por semana falta água no bairro. “Em outubro, ficamos sete dias seguidos sem abastecimento e na última semana, apenas na quarta-feira o fornecimento foi normal.

Helton Rodrigues, morador do Cidade Nova, encaminhou à reportagem vídeos mostrando a falta d’água e relatou que, anteriormente, a água faltava apenas aos finais de semana. No entanto, no último mês, o desabastecimento tem ocorrido também durante os dias de semana. “Consideramos isso um absurdo, pois todas as contas estão em dia.”

Indignada, Maria Virgínia de Faria Nunes Abreu, moradora do Murilo Gonçalves, encaminhou à reportagem fotos de todas as contas pagas e pede socorro. “Com grande frequência estamos enfrentando esse problema. Geralmente, todo fim de semana ficamos sem água; costuma acabar sábado de manhã e só voltar domingo à noite ou segunda-feira de manhã. Esta semana já fomos surpreendidos pela falta d’água três vezes, na segunda, terça e na quinta-feira, dia 19 de dezembro. Todas as contas estão em dia e pagas antes do vencimento. Não merecemos passar por isso.”

 “Sistemas de bombeamento e reservatórios estão operando plenamente”

Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto informou que todos os sistemas de bombeamento e os reservatórios de água potável estão operando plenamente, garantindo o abastecimento de água para toda a cidade. “O Sistema R7, localizado no Bairro Novo Horizonte, abastece toda a região Oeste, desde o Bairro Novo Horizonte até a região de Campos/Lopes, com capacidade para armazenar 2.500.000 litros de água. Em relação ao novo reservatório de Morada Nova, este é um sistema complementar ao Sistema R7, ajudando na equalização do abastecimento de água, uma vez que ambos estão interligados, com capacidade semelhante ao R7”.

Quanto às reclamações de falta de água nos Bairros Cidade Nova, Três Marias e regiões adjacentes, o SAAE esclarece que, sempre que necessário, emite comunicados em suas redes sociais informando sobre manutenções corretivas e preventivas executadas nos sistemas de abastecimento.

“O Bairro Cidade Nova possui um conjunto de reservatórios com capacidade para armazenar 200 mil litros de água, abastecendo não apenas este bairro, mas também outros bairros próximos. Já os Bairros Godofredo Gonçalves e Recanto das Peixotas contam com reservatórios próprios de 100 mil litros cada, totalizando 200 mil litros, o que garante a autonomia no abastecimento desses locais”.