Recentemente, o Jornal S`Passo trouxe a realidade de Expedito Ferreira da Silva, o engraxate Fubá, que sempre ficava na Praça Dr. Augusto Gonçalves, bem ao lado da Igreja. Em agosto, Fubá recebeu Moção de Aplausos proposta pelo vereador Leonardo Alves (Podemos) pelo trabalho na cidade que perdurou por 45 anos e também por “sua dedicação e por ser uma personalidade que faz parte da história de Itaúna”.
À época, a reportagem foi à praça para ouvir Fubá, que receberia a homenagem, mas encontrou um moço doente e triste. Não havia nele nenhum entusiasmo com os inusitados aplausos dos vereadores. Fubá estava com câncer, à espera não de um milagre, mas de tratamento digno e de todo tipo de ajuda.
Após a reportagem, surgiu um grande comentário na cidade, dentre falas no legislativo e muitas citações, não houve nenhuma atitude concreta. Vale ressaltar, no entanto, o trabalho de acolhimento e dignidade oferecido pela Avacci, que tentou auxiliar no tratamento do ilustre Fubá.
Infelizmente, ele não resistiu e faleceu nesta quarta-feira (28), mesmo com a esperança que seria ajudado. O velório ocorreu no Centro, na manhã de quinta-feira (29), já o sepultamento foi no cemitério Parque Jardim, na parte da tarde.
Quem era Fubá
Fubá era engraxate na praça Dr. Augusto Gonçalves há mais de 45 anos. Começou menino, aos nove anos, ao lado dos irmãos Carlos e Fernando, também chamados de Fubá, igualmente engraxates e lavadores de carro. Já acometido com a doença, no banco da praça, ao lado da igreja de Sant’Ana, Fubá engraxava sapatos, já com dificuldades. A todo momento ele tirava a máscara e limpava, com uma flanela, a saliva que escorria num canto da boca.
Mesmo com este momento difícil, os itaunenses querem lembrar mesmo era daquele Fubá que estava sempre disposto a deixar os calçados brilhando, com sorriso no rosto e muita história para contar. O trabalho do último engraxate de Itaúna ficará nas nossas lembranças e o Jornal S`Passo oferece os sentimentos aos familiares e amigos.