MPMG, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, lança concurso de cartuns ‘Educação, Justiça e Arte’ para alunos da rede pública estadual

0
483

Será lançado hoje, 3 de junho, o concurso de cartuns “Educação, Justiça e Arte”. Com o tema “Ensinar e aprender”, ele visa estimular o pensamento crítico e a produção criativa dos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de Minas Gerais.  

A iniciativa é do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), representado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Educação (Caoeduc), do Observatório de Comunicação (Lei.A) e da entidade Cartunistas Mineiros Associados (Cartuminas), com parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Como participar

As inscrições vão até o dia 9 de agosto, e para participar o estudante precisa estar matriculado no Ensino Médio da rede pública e estadual de Minas Gerais. Ele deve produzir um desenho (cartum) que aborde alguma forma de “ensinar e aprender”, preencher o formulário de forma on-line e enviar seu cartum.

Para acessar o edital do concurso e o formulário de inscrição, clique aqui.

Além dos prêmios (para os alunos e suas respectivas escolas), os cartuns escolhidos por uma comissão julgadora participarão de uma exposição coletiva com 12 trabalhos de grandes cartunistas de todo o país.

Ensinar e aprender

O cartum, por definição, é uma ilustração humorística atemporal, sobre temas universais, como o cotidiano e os comportamentos humanos. Assim como a letra de um rap, o roteiro para um filme, uma peça de teatro, uma pintura, como qualquer linguagem artística, também são formas e meios para “ensinar e aprender”.