Músico e cantor Joe é o titular da nova Secretaria de Cultura e Turismo

Em entrevista ao Jornal S’PASSO ele afirmou que o desafio de administrar a pasta numa cidade rica culturalmente é grande, mas que está pronto para enfrentá-lo

0
1524

Criada recentemente, a Secretaria de Cultura e Turismo já tem um gestor à frente dos trabalhos: O jovem Ilimane Lopes Cardoso, mais conhecido como Joe, que até então ocupava o cargo de gerente de Cultura foi o escolhido. Joe é itaunense, tem 41 anos, é casado, músico, cantor, compositor e produtor artístico há mais de 20 anos, com atuação destacada no cenário musical local e regional. Na gestão pública atuou como diretor de Cultura em 2011, e foi gerente superior de Cultura entre 2018 a 2021. É, agora, o primeiro secretário desta nova pasta.

Em entrevista ao Jornal S’PASSO, Joe disse que se sente lisonjeado pela confiança do prefeito Neider Moreira, desde que assumiu as primeiras funções neste governo. “A nomeação veio com um plus, o turismo. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que têm sido assertivas as nossas ações. Estou muito feliz com a oportunidade e digo que Itaúna tem muito a oferecer tanto na Cultura quanto no Turismo”, posicionou. 

Joe garante que muitos projetos estão programados e reafirma que é um artista dos palcos e da produção de eventos e que a nova função é uma vitória de toda a classe artística de Itaúna. “Ser o novo secretário do governo Neider é uma alegria jamais imaginada. E ser o primeiro secretário de Cultura, uma enorme responsabilidade, além de um compromisso com a cidade e os artistas. O desafio de administrar a pasta numa cidade rica culturalmente, é grande, mas estou pronto para enfrentá-lo”, disse. 

Segundo Joe, o primeiro ato à frente da secretaria tem sido distribuir os segmentos culturais, que serão ampliados com a criação da Secretaria de Cultura e Turismo e vão abranger as ações do Naic Curumim, Escola Aberta, Centro da Juventude, Museu Francisco Manoel Franco, Biblioteca Osmário Soares Nogueira, as oficinas culturais, dentre outras…

Ele destaca ainda que a nova Secretaria vai utilizar recursos do ICMS Cultural e, agora, também do ICMS do turismo para desenvolver as ações planejadas. “Os desafios serão muito maiores. Vamos colocar a casa em ordem, distribuir a equipe, elaborar o roteiro de atividades e preparar para novas ações com a caneta já na mão. Se conseguirmos virar essa página da pandemia, o ano de 2022 será maravilhoso para a cultura e o turismo em Itaúna”, salientou. 

 ‘Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes’

A nova pasta de Cultura e Turismo terá como proposta maior a reinvenção o potencial turístico da cidade. Para Joe, as ações passam primeiramente pela viabilização do ICMS do turismo e a vitória inicial foi a inclusão de Itaúna no ‘Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes’, desde janeiro do ano passado, o que já está viabilizando vários projetos, ações e parcerias com os demais municípios que compõem esse circuito. 

“Nessa questão do turismo temos que desenhar novos planos a partir do circuito religioso, do circuito das águas e do circuito esportivo. Itaúna está na iminência de conseguir grandes destaques nessa área e que levarão o nome do município a outras cidades do estado e do país”, pontuou. Joe explica que o Plano Municipal de Turismo foi desenvolvido recentemente propondo intervenções que serão realizadas no município para fomentar o setor e que, dentre elas, está a instalação de totens de identificação de bens tombados do município. Também serão desenvolvidas campanhas de promoção dos serviços turísticos, melhorias na infraestrutura básica dos locais de visitação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de eventos, valorização da região como destino turístico, dentre outras ações.

Casa de Artes e Cultura saindo do papel

Sobre a criação da Casa de Artes e Cultura, o secretário informou que deu início à confecção do anteprojeto para que seja feita a avaliação estrutural do espaço onde a obra será erguida. E adiantou que estão sendo realizadas reuniões e pesquisas com arquitetos, engenheiros e outros profissionais. Joe promete que em breve a construção da Casa de Artes e Cultura será iniciada, com recursos próprios do município, na área externa do Espaço Cultural.

Artistas e produtores culturais

Sensível ao momento de dificuldades que vive o universo das artes e eventos em razão da pandemia, o secretário de Cultura promete reforçar a parceria com os artistas e produtores culturais iniciada durante sua gestão como gerente superior de Cultura. “Itaúna é um celeiro de arte e cultura e o que queremos é reafirmar essa parceria para que possamos ter um calendário anual, com resgate das produções aqui desenvolvidas, favorecendo todos os segmentos como o teatro, a música, a literatura, o folclore, o hip-hop, o grafite, entre outras riquezas que temos”, pontuou. Segundo Joe, Itaúna conta com aproximadamente 300 artistas e produtores culturais cadastrados e a prefeitura tem apoiado diretamente o setor. “O Festival Cultura Viva apostou no talento dos produtores de artes cênicas e o Festival da Canção premiou diversos artistas. A continuidade desses projetos está prevista na nossa gestão e o Teatro Sílvio de Mattos vai continuar com a agenda aberta para realização de eventos com apoio técnico e estrutural aos artistas e produtores de Itaúna e região”.

Sobre o Teatro Vânia Campos, o novo secretário confirmou que esteve em reunião com os diretores do SESI propondo uma campanha de popularização do espaço e também do Sílvio de Mattos. “Estamos aguardando a conclusão de obras no SESI, afirmou.  

Nova equipe sem definição

Sobre a nova equipe da pasta, Joe diz que “ainda estamos trabalhando para montar a equipe que vai atuar na Secretaria de Cultura e Turismo. Tínhamos um quadro de aproximadamente 17 funcionários e eles devem continuar conosco. Vou reunir com o prefeito nos próximos dias para analisar os projetos, recursos para os investimentos e é claro, a formação da nova equipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove − sete =