“Natal da Mineiridade” em BH e interior do Estado

0
438

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Fundação Clóvis Salgado inauguraram o Natal da Mineiridade, que integra Belo Horizonte a outras cidades mineiras. Na capital, a iniciativa promete encantar os visitantes de 5 de dezembro a 6 de janeiro com as Luzes de Natal na Praça da Liberdade e nos equipamentos do Circuito Liberdade.

198 municípios vão oferecer uma programação capaz de promover o turismo voltado para o período de festas do final de ano. Há decoração de natal, iluminação de espaço e prédios públicos, cantatas e presépios, dentre outras atrações, que refletem a religiosidade, hospitalidade e o jeito mineiro de viver o Natal.

De acordo com o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o Natal da Mineiridade está conectado ao sentimento de orgulho que o povo mineiro tem de pertencer a essa terra. “Celebramos em 2022 o Ano da Mineiridade. Agora, teremos no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, e nas cidades do interior, uma iniciativa em conjunto para fortalecer não apenas o sentimento de amor a nossa terra, mas o turismo em todo o estado. Minas é o segundo destino do Brasil mais procurado por turistas, e é o estado que mais cresce no país, gerando, nos últimos 18 meses 120 mil empregos. Nessa época do ano estamos prontos para receber os turistas e celebrar esse período natalino”, destaca.

Em Belo Horizonte

Na Praça da Liberdade, cartão postal de Belo Horizonte e início da Via Liberdade, maior rota turística do Brasil, um mapa vai mostrar as tradições natalinas nas diferentes regiões do estado. O local será dividido por quadrantes e, em cada um deles, uma região de Minas será representada. O público poderá conhecer mais do espírito natalino em locais como o Vale do Jequitinhonha, o Sul de Minas, a Zona da Mata, entre outras.

No Palácio da Liberdade também haverá celebrações especiais durante o período natalino. Além da decoração já tradicional do espaço, será inaugurada um setor com presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha. Já o Centro de Arte Popular receberá uma mostra, também voltada às tradições de presépios, em que o público poderá conferir os diferentes presépios que já foram contemplados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto.

A proposta deste ano é que as múltiplas linguagens artísticas, como a música, o teatro, a literatura, as performances interativas e as artes visuais, a cultura popular tradicional se reúnam na Praça da Liberdade proporcionando grandes encontros em torno dos festejos natalinos. Com essa iniciativa, o Circuito Liberdade se torna uma vitrine para as tradições mineiras, conectando o público, os turistas, a capital e as demais cidades do interior em torno do grande patrimônio de Minas Gerais: a mineiridade.

Ao longo dos próximos dias, outros municípios, além dos já confirmados, poderão participar da iniciativa. A atualização da programação com fotos e informações detalhadas pode ser conferida no site: minasgerais.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito + 11 =