Nicole Campos conta o que é ser uma fisioculturista, mãe e funcionária pública

A itaunense obteve o segundo lugar no Campeonato Mineiro de Fisioculturismo

0
1556

A itaunense Nicole Campos Ferreira acaba de participar em Belo Horizonte do Campeonato Mineiro de Fisiculturismo, realizado pela Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF – IFBB Brasil e IFBB-MG), a correspondente brasileira e mineira da International Federation of Bodybuilding & Fitness – IFBB. Nicole recebeu medalha e troféu na categoria Wellness, ao conquistar o 2º lugar na modalidade Master II e o 7º lugar na modalidade até 1,63 de altura. Outra itaunense que também se destacou na competição foi Angélica Aparecida Oliveira, vencedora na categoria geral, modalidade Bikini.

Nicole Campos é itaunense, nascida e criada no Bairro Padre Eustáquio. Filha de Reni Ferreira, Reni do Kumilão, e de Devair Campos Ferreira e mãe do João Fernando. Ela é funcionária pública efetiva e trabalha na Secretaria de Finanças. É formada pela Universidade de Itaúna, em Química e Direito.

Em entrevista ao Jornal S’PASSO, Nicole Campos explica que o fisiculturismo é uma prática esportiva na qual os atletas são avaliados a partir de sua forma física por árbitros que os julgam nas características da musculatura apresentada. Essa prática esportiva é composta por um dos elementos que mais se populariza atualmente: o treinamento para hipertrofia muscular. Ela iniciou os treinos de musculação em 2019 e desde então nunca mais parou. A preparação como atleta começou em novembro de 2022. Na sua avaliação a musculação é muito mais que um treino de fortalecimento muscular.

“Ela desenvolve muito a parte mental, é você contra você todos os dias, é você sempre buscando sua melhor versão. O que me fez apreciar o esporte é querer ser melhor do que fui ontem; é um trabalho de paciência e constância, os resultados não são da noite para o dia, requer trabalho duro, disciplina e muita dedicação”, explica.

Rotina que também envolve ser mãe e servidora pública

A rotina de um atleta de fisiculturista é desafiadora, depende de 100% de dedicação, pois envolve treinos de força, exercícios de mobilidade, alongamento, exercícios cardiorrespiratórios, treinos de poses e seguir um protocolo alimentar restrito.

“Ser um atleta não basta só gostar de treinar e fazer dieta, isso é o básico, envolve além do que fora exposto acima, conciliar tudo isso com a rotina de mãe e funcionária pública. Treino na Academia Total Fitness, localizada no bairro Padre Eustáquio. Tenho um treinador, Júnior Pires, que elabora meus treinos e protocolo alimentar, ele me acompanha nas competições dando suporte e realizando estratégias que fazem com que o físico passe por mudanças substanciais na semana que antecede os campeonatos, o que chamamos de Semana “Peak Week”, semana de finalização. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo esporte, é que se trata de uma modalidade esportiva muito onerosa, gasta-se com inscrições, filiação, pintura do físico, biquínis, além de suplementação, dieta, treinador e academia e por ainda não ser um esporte muito conhecido, a maioria das pessoas tem uma visão negativa da modalidade”, pontua.

Destaque até mesmo na estreia

No dia 13 de maio, Nicole participou do primeiro Campeonato Estreantes de Fisiculturismo, realizado em Belo Horizonte pela Federação IFBB MG, na categoria Wellness e concorreu em duas modalidades: Master, quando ficou em terceiro lugar; e sênior até 1,63m. obtendo a sexta colocação. “Gostaria de ressaltar que como foram datas muito próximas entre os dois campeonatos, obtive alguns auxílios financeiros de empresas locais e promovi a “Rifa da Nicole” no Instagram, em que contei com a ajuda de empresas parceiras que me doaram prêmios para realização de um sorteio que possibilitaram a minha participação no Campeonato Mineiro”, salientou.