No 122º aniversário de Itaúna o Jornal S’PASSO entrevistou o prefeito Neider Moreira de Faria (PSD) que falou sobre os avanços do seu governo que colocam a cidade num patamar de progresso socioeconômico muito significativo, especialmente da construção e inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – marcada para manhã deste sábado (16). Ele também falou, é claro, de temas polêmicos, como as denúncias de esgoto lançado no Rio São João e afluentes, transporte coletivo, reajuste de passagem e a tão propagada “tarifa zero”. A entrevista encerrou-se com o prefeito falando sobre a sucessão em 2024.
Esgotos lançados no Rio São João
A intercepção de esgoto em Itaúna foi feita na década de 1990, através do conhecido Projeto Somma. De janeiro a fevereiro de 2022, nós tivemos uma intempérie na cidade que consumiu boa parte dessa interceptação, que tem que ser refeita e, naturalmente, está sendo, passo a passo. Agora mesmo estamos realizando dois blocos grandes de reparos, um no Rio São João e o outro no Ribeirão dos Capotos. Mas contra a natureza não há força que resista. Agora, temos que nos ater a esses reparos nas interceptações. Ao lado disso, existe uma obra que está sendo concluída, que é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), fruto de injeção de recursos federais, estaduais e municipais. Evidentemente, à medida em que forem feitos os serviços de reconstrução da interceptação de esgoto, a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto vai aumentando gradativamente.
Agora, isso é um processo, uma coisa dinâmica na administração pública. Manutenção em equipamentos públicos é algo absolutamente natural e, mais natural ainda é quando você se depara com uma intempérie, com a força da natureza que tivemos que enfrentar em janeiro e fevereiro de 2022.
A Estação de Tratamento de Esgoto: Saúde e Meio Ambiente
A recuperação da bacia do Rio São João será realidade. A conclusão dessa obra, que trará a despoluição dessa bacia, irá privilegiar, também, todos os municípios a jusante de Itaúna, que congregam Pará de Minas, Igaratinga, Conceição do Pará, Pitangui… Naturalmente à medida que for feita a recuperação dos interceptores e que houver a proliferação da macrobiota dentro da ETE, maior vai ficando a eficiência dela. A gente espera atingir isso dezoito meses depois da inauguração. Aí, teremos uma eficiência estimada em 95%, ou seja, estaremos devolvendo água limpa ao Rio São João. Isso faz uma diferença bruta, tanto do ponto de vista ambiental quanto de saúde pública e coloca Itaúna numa vanguarda no saneamento básico dez anos antes do Marco Legal, que é de 2033.
R$ 5 milhões para a recuperação de interceptores de esgoto
Veja bem como os investimentos têm que ser constantes. Somente na recuperação de tudo que a enchente levou dos interceptores, os investimentos que o SAAE está fazendo é da ordem de R$ 5 milhões. Somente para recuperação dos equipamentos.
Universalização do saneamento básico
Com essa obra e todos os investimentos na área, temos a oportunidade de entregar 100% de água tratada para toda a população, tratar 100% do esgoto urbano, assim que atingirmos a eficiência completa da ETE e temos o aterro sanitário licenciado ambientalmente. Isto é a universalização do saneamento básico.
Tarifa Zero? É uma bobagem. O dinheiro vai sair de onde?
O problema do transporte coletivo em Itaúna é a repetição de todo um sistema que falhou e tem falhado em todo o país por causa do serviço ruim e do preço das tarifas. Agora, falar em tarifa zero é uma bobagem. O dinheiro vai sair de onde? Alguém tem que pagar a conta. Não existe almoço grátis. Você entra num restaurante, come, tem que pagar pelo que comeu.
Eu também estou indignado com o preço da passagem
O serviço de transporte tem custo. Quem vai pagar? O que nós propusemos? Infelizmente, a Câmara não teve essa sensibilidade. O CEFET-MG fez o estudo, contratado pela Prefeitura, demonstrando qual é o valor da tarifa hoje, que é R$ 6,50. Tem que se pagar esse valor. É um valor caro? É e eu também estou indignado com esse preço, mas é o valor do contrato que eu tenho que cumprir. Não fui eu que assinei esse contrato, mas tenho, como gestor da cidade, que cumpri-lo. Tenho que dar segurança jurídica aos contratos.
Quem deu o aumento da tarifa não foi o prefeito, foi a Câmara
O que eu propus à Câmara Municipal? Que o município iria subsidiar esse aumento que teria que ser dado, de R$ 5,00 para R$ 6,50. Nós nos propusemos a pagar R$ 1,50 por passageiro que utiliza o transporte coletivo. Esse é o subsídio que iríamos dar para manter a passagem a R$ 5,00. A Câmara entendeu que não. Eu penso o seguinte, você pode fazer oposição ao governo, mas você não pode fazer oposição ao povo. O que a Câmara fez foi oposição ao povo porque quem vai pagar o aumento da tarifa é o povo. Nós estamos propondo exatamente isso; pagar o aumento da tarifa através do subsídio. Veja que falta de coerência na atitude dos senhores vereadores. Eles estão imputando essa responsabilidade à população. Nós iríamos ficar responsáveis por pagar essa diferença. É preciso saber fazer oposição. Quem deu o aumento da passagem não foi o prefeito, foi a Câmara Municipal.
Não temos como pagar a “Tarifa Zero”
Isso não cola. Os vereadores e militantes da esquerda falam em cidades como Itatiaiuçu que implantou a tarifa zero. Itatiaiuçu recebe por ano, cento e tantos milhões de Compensação Financeira pela Exploração Mineral, para uma população de 10 mil habitantes. Nós não recebemos CFEM, ficamos com o passivo social das mineradoras e temos que atender toda a área de saúde de lá. Temos é que gastar dinheiro com esse passivo social, pois não recebemos recursos do minério. Então, não temos condições financeiras de implementar tarifa zero, assim como a imensa maioria dos municípios brasileiros. Você pode contar nos dedos de uma mão, as cidades que têm condições de custear o transporte coletivo e oferecer a gratuidade do serviço.
Várias prefeituras estão subsidiando o serviço de transporte
À medida que o serviço perdeu usuários durante a pandemia, ficou sucateado. Hoje, o transporte coletivo é um problema no Brasil inteiro. São Paulo gasta R$ 5 bilhões por ano de subsídio de passagem; Belo Horizonte está gastando R$ 512 milhões; Pouso Alegre, no sul de Minas, aprovou agora outra bagatela de recursos para poder subsidiar a passagem; Divinópolis está subsidiando, Lavras subsidia. Eu poderia dar inúmeros exemplos de cidades em que a prefeitura está subsidiando para que os usuários não paguem o aumento. Mas, é preciso autorização legislativa para fazer isso. A Câmara Municipal preferiu ficar contra a população, preferiu que houvesse o aumento da tarifa, em vez de autorizar o município a subsidiar o serviço. Acho absoluta incoerência por parte dos senhores vereadores.
Itaúna está muito melhor para se viver hoje
Itaúna subiu muito o sarrafo nesses últimos anos. Os serviços públicos oferecidos à população são muito melhores, a infraestrutura urbana hoje é absolutamente diferenciada, a saúde pública avançou brutalmente, a assistência social que é prestada às pessoas que estão em vulnerabilidade, é infinitamente melhor do que era. É uma cidade que tem avançado muito. E do ponto de vista econômico, a cidade vive um momento muito bom. Construímos uma gestão com segurança jurídica, que permite hoje que Itaúna receba investimentos vultosos e é exatamente isso que vai fazer com que a cidade continue caminhando para frente e de maneira muito célere. Não tenho dúvida que estamos no caminho certo e que ao final do mandato vamos entregar uma cidade infinitamente melhor do que aquela que recebemos.
Eleições 2024
Estamos em setembro de 2023, a eleição é em outubro de 2024. Por enquanto, estamos no tempo de trabalhar, construir as coisas e fazer com que a qualidade de vida das pessoas melhore. A sucessão vai ser tratada a seu tempo, no momento em que julgarmos colocar o assunto à mesa e assim estabelecermos os contatos políticos necessários para construirmos a sucessão.