No ‘Dia do Pão Francês’, alunos da Escola Dona Dorica reinauguram a padaria da instituição com uma bela fornada de “pãozinho”

0
757

Os alunos da Escola Municipal Dona Dorica, a Granja Escola São José, voltaram ao aprendizado de panificação sob a orientação do professor Júlio César Alves de Assis e na terça-feira (21) saiu a primeira fornada de pão francês e de pão de cachorro quente: 340 ao todo. As aulas de padaria na Escola Dona Dorica acontecem todos os dias, com participação de alunos do 9º ano. O consumo dos produtos é interno, para o lanche dos alunos e profissionais da escola. Não foi por acaso a data da reinauguração da padaria da instituição e o trabalho dos meninos dos anos finais do Ensino Fundamental coincidiu com o “Dia do Pão Francês”, que apesar do nome, o pãozinho ícone da panificação brasileira não existe na França. No Brasil, ele é conhecido por outros nomes, como “cacetinho”, no Rio Grande do Sul e na Bahia, “carioquinha”, no Ceará, “careca”, no Pará, “pão francês”, em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados. Em Itaúna é “pão de sal”, feito de massa grossa de farinha de trigo, sal e água.

Francês, pãozinho ou pão de sal não importa, o produto itaunense foi feito na padaria da Escola Dona Dorica pelo professor Júlio e pelos alunos Kauã Dias, Otávio Gabriel, Otávio Bryan, Rodrigo Antunes e Fábio Henrique e quem comeu disse que estava delicioso.