Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno, o conhecido “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pela importância da amamentação. A cor dourada está relacionada ao ‘padrão ouro de qualidade do leite materno’.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti” pelos países participantes. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, WABA, em inglês. Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países. No Brasil o mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas inúmeras atividades de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.
Em Itaúna, a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira conta com um banco de leite materno e vem desenvolvendo campanhas durante todo o ano para implementar o estoque. Durante este mês, as atividades do Hospital visam reforçar as doações, mas, especialmente, conscientizar as mães sobre a importância da amamentação como essencial na vida dos bebês e a saúde da criança.
Amigas do peito
O Banco de Leite Materno da Casa de Caridade Manoel Gonçalves está arrecadando potes de vidro, com tampas de plástico, para armazenamento do material. Nesses dias, também está sendo solicitado que as mães encaminhem ao programa do Hospital fotos durante a amamentação para incentivar outras mulheres a cuidarem de suas crianças com este alimento essencial. O projeto tem o nome de “Amigas do Peito”.