Nova diretoria do Rotary Cidade Educativa será empossada na próxima semana

0
234

A enfermeira Marise Franco é a nova presidente do Conselho Diretor do Rotary de Itaúna Cidade Educativa, para o mandato 2024-2025. A posse da nova diretoria vai acontecer na próxima terça-feira (2). Itaunense, casada, mãe de um filho, enfermeira e voluntária nas instituições Avacci (Diretora de Assuntos Internos); Fundação São Vicente de Paulo (Conselheira); Conselho Municipal do Idoso (vice-presidente); Ministério de Mulheres da Igreja Batista Central (membro), Marise Franco é rotariana há quatro anos. Para ela, o trabalho voluntário é a grande chance do ser humano ajudar a construir um mundo melhor, sendo que cada um tem potencial e pode colaborar com o outro e fazer a diferença em projetos sociais.

Além da presidente do novo Conselho Diretor do Rotary, esse colegiado será composto por: Ângelo Antônio de Freitas – vice-presidente; Nádia Maria Moreira – secretária; Vivaldo Alves Leite – tesoureiro; Elione Lopes Fernandes – diretor de protocolo e Inácio Campos Cordeiro Júnior – administrador de clube.

Várias frentes de atuação

O Rotary de Itaúna Cidade Educativa completará 40 anos em 2025 e atualmente conta com um quadro estável de 19 profissionais voluntários associados.

Ao Jornal S’PASSO, Marise Franco disse que o clube tem atuado em várias atividades de interesse social e ambiental. O Rotary International “é uma organização apolítica, dedicada ao serviço comunitário e à promoção de boas práticas em várias áreas, como saúde, educação, desenvolvimento econômico e paz”.

 Fundado em 1905 por Paul Harris em Chicago, o Rotary International cresceu para se tornar uma rede global de clubes de serviço que trabalham para melhorar suas comunidades locais e internacionais. “Os Clubes do Rotary são compostos por profissionais e líderes empresariais que se reúnem regularmente para realizar projetos humanitários, promover altos padrões éticos em todas as profissões e desenvolver a boa vontade e a paz no mundo. Eles também são conhecidos por iniciativas como a campanha END POLIO NOW, que visa erradicar a poliomielite globalmente. Os Rotarianos seguem um lema de “Dar de si antes de pensar em si”, refletindo seu compromisso com o serviço desinteressado. A organização é reconhecida por suas contribuições significativas para resolver problemas sociais e promover um mundo mais justo e sustentável.

Alguns projetos e iniciativas do Rotary

O Rotary International está constantemente envolvido em uma variedade de projetos globais e locais que abordam várias necessidades humanitárias como a erradicação da Poliomielite, projetos para fornecer acesso à água limpa, melhorar a higiene e instalar sistemas de saneamento em comunidades carentes ao redor do mundo, além de iniciativas para melhorar a educação, através do fornecimento de materiais educativos e bolsas de estudo.

A saúde Materna e Infantil também está no foco do Rotary, através de projetos para cuidados pré-natais e imunização infantil e o clube também apoia iniciativas que promovem o desenvolvimento econômico sustentável, incluindo treinamento vocacional, microcrédito e iniciativas de empreendedorismo.

Paz e Resolução de Conflitos também fazem parte das ações do Rotary que viabiliza intercâmbios culturais e diálogo entre comunidades.

“O Rotary tem como objetivo focar em projetos que visam a atender as necessidades da sociedade e do meio ambiente e às prioridades globais como o combate à Pólio. Em Itaúna, nos últimos anos, realizamos o plantio dos ipês na Avenida Gabriel Pereira, no Morro do Engenho; e cuidamos de seu desenvolvimento; viabilizamos equipamentos médicos para a Policlínica Dr. Ovídio, Hospital Manoel Gonçalves, Avacci, Crasi Lar de Idosos, dentre outras instituições beneficiadas. Esses projetos refletem o compromisso contínuo do Rotary e da Fundação Rotária com o serviço humanitário e a melhoria das condições de vida em todo o mundo”, destaca Marise Franco.