O “Novo Cangaço” é uma modalidade de crime que envolve ataques a bancos em cidades pequenas, realizados por grupos fortemente armados. O termo faz referência ao bando de Lampião, que aterrorizava o Sertão nordestino nos anos 1930. Esses criminosos utilizam veículos roubados, armamento pesado e planejamento estratégico para executar as ações.
Com o objetivo de preparar estratégias de repressão e reação, a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar irá realizar um treinamento simulado em Itaúna e Itatiaiuçu. A operação contará com a participação de figurantes e ocorrerá durante o período noturno, sem divulgação prévia de data ou horário.
A PM esclareceu que o sigilo é necessário para garantir a segurança e a eficácia do treinamento. Por esse motivo, a cobertura da imprensa não será permitida.
O que esperar do simulado?
O exercício deve reproduzir situações características das ações de criminosos do “Novo Cangaço”, incluindo:
- Veículos de grande porte, como caminhonetes;
- Simulação de explosões com rojões;
- Disparos de armas de festim;
- Cerco e bloqueio de vias;
- Figurantes representando escudos humanos, posicionados no meio das ruas ou sobre veículos.
Prováveis áreas de atuação
Embora a PM mantenha sigilo sobre os detalhes, é possível que as atividades se concentrem em áreas de interesse estratégico.
Em Itatiaiuçu, os movimentos devem ocorrer nas proximidades da Praça Antônio Quirino da Silva, da Rua Levi Nogueira e dos acessos às rodovias MG-431 e BR-381.
Em Itaúna, as ações podem envolver locais como a Praça Dr. Augusto Gonçalves e a Avenida Jove Soares, áreas onde estão localizadas agências bancárias e empresas de valores.
O simulado visa reforçar a capacidade de reação da Polícia Militar frente a essa modalidade de crime, trazendo mais segurança aos municípios envolvidos.