Novo comandante da PM de Itaúna e Itatiaiuçu: “nossa missão é que municípios sejam cada dia mais seguros”

“Quando a gente chega numa cidade para cumprir uma missão, como essa de comandante da Polícia Militar, integramos também a cidade como cidadão e quer o melhor para ela”

0
831

O novo comandante da Polícia Militar de Itaúna e Itatiaiuçu, da 9ª Cia. PM Ind, é o Major Souza, Antônio Carlos Teixeira de Souza, que é filho de militar. Ele é natural de Ponte Nova, formou-se em Belo Horizonte há 22 anos e, desde então, tem percorrido profissionalmente vários municípios, nas regiões centro-leste, Zona da Mata, sul de Minas e, agora, no centro-oeste. Seu trabalho tem feito com que conheça um pouco das variáveis socioculturais do povo mineiro de inúmeras regiões.

Em entrevista ao Jornal S’PASSO, o comandante Souza falou de sua expectativa sobre a cidade e as atividades que irá desempenhar no comando da 9ª Cia. Independente da PM. Ele afirma que pretende exercer suas ações não somente com os seus comandados, mas também em parceria com autoridades locais e toda a sociedade civil.

Itaúna vai ser a minha casa, enquanto puder servir

Estou chegando a Itaúna e é a primeira vez que venho aqui, para cumprir a missão de comandar a Polícia Militar. Fui muito bem recebido por todos; pelos militares, autoridades civis de Itaúna e Itatiaiuçu. A impressão que tenho nesses primeiros dias é que aqui vai ser minha casa, enquanto a instituição permitir. Estarei somando, agregando, para fazer o melhor pela comunidade e pelas pessoas, porque a gente integra também a cidade como cidadão e quer o melhor para ela.

Carnaval seguro e marcante para todos

Iniciamos nosso trabalho às vésperas do carnaval e temos a missão de fazer o planejamento em conformidade com os recursos que a gente dispõe. Todo nosso efetivo será empregado nessas atividades e não há, neste período, férias dos militares. Então, todo o efetivo da unidade estará atuando para garantir que as festividades ocorram com tranquilidade e que possamos manter a ordem. Assim, garantimos que as famílias possam curtir este tradicional evento, com toda segurança, tranquilidade e que seja marcante na vida de cada um.

Canais de comunicação com a PM

A minha mensagem, que deixo para todos os cidadãos, é que a Polícia Militar está à disposição de todos para executar o melhor serviço, com a qualidade que a Polícia Militar busca, dentro da legalidade, dos princípios constitucionais, com um policiamento ostensivo para a manutenção da ordem. A gente conta, para que os nossos serviços sejam efetivos, com resultados expressivos na prevenção criminal, que é o nosso foco, com o envolvimento e a participação de todos. Contamos com a participação por meio de transmissão de informações, denúncias, seja diretamente ao amigo policial, que você já conhece, confia, por algum grau de parentesco, ou pelos canais de comunicação com a PM. Temos também as ferramentas, que é o 190, o 181, com informações precisas. E destacamos que as pessoas podem fazer essas denúncias com total sigilo de suas informações pessoais. Se a pessoa faz uma denúncia e informa que está acontecendo algum tipo de crime em frente à sua casa, a ligação é encerrada, não é aceita, porque, dessa forma, a pessoa está apontando algum detalhe que vai tirar o sigilo e o anonimato. A PM pede para ligar novamente e não citar essa informação. Então, as denúncias são seguras e as fontes são mantidas no sigilo absoluto, sem que sejam citados nome, endereço, localização etc.  O alvo é o denunciado e não o denunciante. A população pode ter certeza desse trabalho e confiar na Polícia Militar, que está aqui para servir ao cidadão.

Ambientes cada vez mais seguros

Recebemos essa nobre missão do comando da Polícia Militar, de comandar a unidade com toda a equipe que temos nas duas cidades. Vamos sim, com o apoio de todos, cumprir da melhor forma possível e transformar Itaúna e Itatiaiuçu, cada dia mais, num ambiente mais seguro para todos. Desejo a todos um abençoado 2024, contamos com a parceria e a amizade de todos. E agradeço por fazer parte desta edição do Jornal S’PASSO.