Novo levantamento mostra Itaúna em MÉDIO RISCO para arboviroses

Resultado do 3º LIRAa/2024 ainda demanda cuidados na eliminação do Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela)

0
538

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental, divulgou nesta segunda-feira, 02/09, o resultado do 3º LIRAa (Levantamento Rápido do Índice do Aedes aegypti) de 2024, revelando que o município se encontra em MÉDIO RISCO de infestação de Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya e Febre Amarela. O resultado apontado foi de 1,2%, quando o preconizado pelo MS é menor que 1%.

Os bairros com mais números de imóveis positivos foram Cerqueira Lima, Cidade Nova, Morro do Sol, Chácara do Quitão, Graças, Piedade, Santanense, Irmãos Auler, Veredas, Padre Eustáquio e Centro. Conforme relatório, a maioria dos recipientes onde foram encontradas larvas positivas para o Aedes aegypti são passíveis de remoção, como pratinhos de plantas baldes, garrafas, bebedouro de animais, latas, pneus, entre outros.

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de agosto, onde 1798 imóveis foram vistoriados e coletados 47 tubitos com larvas, os quais foram encaminhados para análise no laboratório do setor de Vigilância Ambiental da SMS. Dos 47 tubitos recebidos, 34 continham larvas positivas para o Aedes aegypti (72,3%).

É extremamente necessária a participação / colaboração de toda a população, reservando 10 minutos semanais para realizar vistoria em suas residências, eliminando recipientes que possam acumular água, observar as caixas d’agua, colocar areia nos pratos de plantas, retirar e lavar o recipiente atrás da geladeira, deixar as garrafas de boca para baixo, lavar vasilha dos animais domésticos, não deixar pneus expostos ao tempo, entre outras ações que fazem a diferença.