Na posse do Conselho Tutelar, na tarde de quarta-feira (10), no Auditório Yoná Tupinambás, na Prefeitura, o prefeito Neider Moreira (PSD) disse que o trabalho dos conselheiros não é fácil, exige dedicação e comprometimento. O Jornal S’PASSO solicitou que cada uma das representantes – e também o único homem neste colegiado – respondesse às questões: “Sobre essa fala e do seu comprometimento e dedicação, o que você tem a dizer? Qual é a sua expectativa para essa tarefa?”. Dos cinco conselheiros apenas Míriam Cristiam Diniz Dias Guimarães não quis responder a reportagem.
Quebrar tabus e preconceitos
Adriana Guimarães afirmou que pela experiência que tem em trabalhos sociais voluntários, sabe que não é fácil. “O Conselho Tutelar é desafiador, porém diferente dos trabalhos voluntários, o órgão tem todos os equipamentos para que possamos desenvolver nosso trabalho. Entendo e tenho plena consciência que não será mesmo fácil, mas quando você faz algo que gosta, suporta as dificuldades. Sou uma pessoa comprometida e dedicada em tudo que me disponho a fazer e aqui não será diferente. Espero desenvolver um trabalho de excelência e quebrar tabus e preconceitos em relação ao órgão”, posicionou
Um desafiador, mas, também, compensador
“Além do meu comprometimento e dedicação, pretendo desempenhar a função que cabe ao conselheiro tutelar que é garantir os direitos das crianças e adolescentes. Sei que enfrentarei grandes desafios pela frente, mas eu acredito que será também compensador quando eu ver uma criança protegida e segura”, opinou Jane Santana Silva Oliveira Afrão.
Missão de cuidar das crianças e dos adolescentes
Sílvia Ferreira Ribeiro reafirma que o Conselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto da Criança e dos Adolescentes, que tem como objetivo ajudar a família, a sociedade e zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. “A expectativa nesses quatro anos é contribuir positivamente para o Conselho Tutelar, desempenhando um bom trabalho, que é uma missão para cuidar, fiscalizar e olhar pelos direitos das crianças e adolescentes”, pontua.
Estou 100% comprometido
Washington Pereira Rocha revela que assume o cargo de conselheiro tutelar sabendo da grande responsabilidade que tem pela frente. “Estou 100% comprometido e com dedicação exclusiva ao Conselho Tutelar, ciente que não será uma tarefa fácil por todas as implicações do cargo. Estou adquirindo conhecimento e me capacitando ainda mais para desempenhar um bom trabalho. É uma responsabilidade muito grande pois muitas vezes iremos nos deparar com situações de extrema gravidade e temos que estar totalmente comprometidos e preparados para lidar com tal, pois interfere diretamente na vida de uma criança/adolescente e da sua família como um todo. Minhas expectativas são as melhores possíveis, pois tenho total confiança na capacidade da atual gestão e sei que juntos formaremos uma grande equipe, todos com o mesmo propósito.
Desde já aproveito para parabenizar a gestão anterior pelo excelente trabalho prestado em nossa cidade, tendo a certeza de que iremos continuar a zelar por nossas crianças e adolescentes”, pontuou.