Neste mês de outubro o Colégio Sant’Ana está completando 80 anos de existência, fruto da benemerência do coronel Manuel Gonçalves de Souza Moreira, que possibilitou em testamento de sua fortuna esta e outras ações para os itaunenses. Para os atuais dirigentes da instituição, o 80º aniversário faz parte de “uma trajetória abençoada, que nos deixa orgulhosos do passado, satisfeitos com o presente e confiantes no futuro”.
Durante esse ano, em vários momentos, a data está sendo lembrada com muita gratidão: projetos, festa junina, teatro dos alunos do 4º ano apresentado na última sexta-feira (29), caminhada marcada para o dia 22 de outubro e outras atividades. “Esta conquista é fruto do esforço de muita gente que se dedicou e se dedica, com muito amor, a esta obra! Cumprimentamos os mais de 20 mil alunos e ex-alunos e suas famílias pela confiança e por nos ajudar a escrever esta linda história”, a fala é do diretor Kéober José Carlos Freitas. E foi ele quem falou com a reportagem do Jornal S’PASSO contando um pouco da história desses oitenta anos do Colégio Sant’Ana.
O contexto histórico
Por volta de 1940, a zona urbana de Itaúna era ainda bem pequena, havia 7762 habitantes. Já circulavam quatro automóveis, sendo dois particulares e dois de praça. A igrejinha matriz, em cima da laje, já era pequena demais para a quantidade de fiéis. Resolveu-se então construir a Igreja Matriz de Sant´Ana, onde hoje se encontra. Em 1943, havia somente um grupo escolar, o Dr. Augusto Gonçalves. Os meninos que concluíam o 4º ano não tinham possibilidade de prosseguir os estudos. Então, uns homens ilustres de nossa cidade resolveram fundar um ginásio: o Ginásio Sant’Ana. Foi no dia 22 de outubro de 1943. Esses homens foram, entre outros, Padre José Ferreira Neto, vigário; Dr. Lincoln Machado, prefeito; Dr. Niso Pena, juiz de direito; Sr. José Cerqueira Lima, diretor da Itaunense; Sr. Vitor Gonçalves, diretor da Santanense.
Mantido pela Casa de Caridade Manoel Gonçalves
Nos primeiros anos, o Ginásio funcionou à Rua Silva Jardim em uma casa graciosamente cedida pela família Cerqueira Lima. A Entidade Mantenedora era a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira. Em 1946 iniciou-se a construção de seis salas de aula com secretaria e diretoria no endereço atual. Mas as dificuldades foram muitas! Era difícil encontrar elementos adequados para a direção. Vários diretores passaram pelo Ginásio. E as dificuldades financeiras eram assustadoras.
Uma congregação religiosa para o Ginásio Sant’Ana
Procurava-se então uma congregação de religiosos que quisesse assumir a direção do Colégio. Com os esforços do Sr. José Edwards Santiago e do Pe. José Ferreira Neto, foi o Colégio confiado aos padres holandeses da Congregação do Espírito Santo, em 1952. Muito deve o Colégio ao Sr. José Edwards Santiago por sua extrema dedicação desde o início. Merecidamente foi proclamado Patrono do Sant’Ana.
Padres holandeses
Com o trabalho dos referidos padres, o Colégio foi crescendo, solidificando-se, ampliando as construções com muito esforço e dedicação. Dentre outros, citamos Pe. Pedro, Pe. Cáuper, Pe. Luiz, Pe. Adriano e Pe. Giovanni que durante algum tempo deram sua importante contribuição.
Os recursos financeiros apareceram de contribuições da Prefeitura, Indústrias itaunenses, benfeitores, mas principalmente, pela colaboração da Holanda, através de parentes e amigos dos padres e de organizações católicas holandesas.
Padre José Wetzels
Com muita justiça, destacamos Pe. José Wetzels que dedicou toda sua vida ao Colégio e, junto com uma equipe que ele soube formar, conduziu o Sant´Ana, para que chegasse ao que é hoje. Chegou em nossa cidade no ano de 1957 e aqui ficou até 07/01/2012, data em que nos deixou para ir descansar nos braços do pai. Durante todo esse período trabalhou como professor, orientador, padre, diretor, administrador, plantando sementes para germinarem e florescerem para todo o sempre. Muito ativo, dinâmico e querido, sempre foi uma pessoa especial e muito determinada, com uma visão de futuro que impressionava a todos. Ótimas lembranças do nosso querido Padre José nunca deixarão de existir. A meta do Sant´Ana é continuar o trabalho como se ele estivesse presente, com os mesmos ideais e o mesmo objetivo: oferecer à população estudantil uma escola onde se pratica uma educação de excelência e formação para a vida, em um ambiente saudável e feliz.
Atualmente, o Colégio Sant´Ana é dirigido pelos ex-alunos, Márcio Augusto Nogueira Santos e Kéober José Carlos Freitas.
Cerca de dois mil alunos
Contamos com uma área de 60.000 m2; 63 salas de aula; capela; teatro; cantina; uma sala para Pilates; uma destinada a ginástica localizada para mães e alunas; um salão de brinquedos para as crianças da Educação Infantil; áreas de esporte e lazer, com três piscinas, campo de futebol, quadra coberta para vôlei, futebol de salão e basquete, ginásio poliesportivo; laboratórios de Química, Física e Biologia bem equipados, 1 laboratório de educação tecnológica; centro de idiomas; centro de arte culinária; biblioteca com acesso à internet; salas de arte, de desenho e pintura; parque infantil; imensa área verde e belas cascatas; o Bosque Ecológico Sant´Ana criado em 1997 que constitui uma maravilhosa área verde de 16.000 m2, com aproximadamente 800 árvores plantadas, utilizado para aulas experimentais, plantios, piqueniques, contação de histórias e demais atividades planejadas pelos professores da Educação Infantil ao Ensino Médio. Além disso, um belo sítio para passeios ecológicos e momentos de reflexão. O Colégio Sant’Ana possui cerca de dois mil alunos.
Parcerias
Atualmente contamos com as seguintes parcerias:
POSITIVO: Oferece uma solução educacional completa e inovadora, que contempla o fornecimento de material didático, rico ambiente digital de aprendizagem com o “Positivo On”, formação continuada de professores e assessoria pedagógica.
EVOLUCIONAL: Sediada em Campinas, é uma empresa de tecnologia educacional especializada em simulados, avaliações externas e diagnóstico de aprendizagem, que fornecem dados indispensáveis para aperfeiçoar o processo de ensino e potencializar os resultados dos alunos, em todas as áreas, de forma personalizada.
REDIGIR A+: Recurso tecnológico que oferece uma eficiente ferramenta de gestão do ensino e aprendizagem de redação, com relatórios diagnósticos personalizados que proporcionam um trabalho diferenciado no desenvolvimento da produção textual.
CODE8734: Responsável pelo fornecimento de material didático e assessoria necessária ao ensino de programação e robótica.
EDUCACROSS: Empresa que utiliza uma plataforma virtual com um rico sistema de aprendizado baseado em gamificação de conteúdo para o Ensino Fundamental.
ÁRVORE DE LIVROS: Plataforma de leitura digital que disponibiliza um acervo diversificado e atraente e também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas alinhadas à BNCC, relatórios de leitura e projetos que estimulam o gosto pela leitura em crianças e jovens.
O Colégio empenha-se ao máximo para que seus alunos sejam o justo orgulho de seus pais, oferecendo formação e ensino de qualidade. Afinal, “não é para a escola, mas para a vida que se estuda”.
O Favo como símbolo
Com o símbolo ” O FAVO “, o Colégio Sant´Ana espera, ao longo dos anos, poder continuar sua missão de ser “GENTE FORMANDO GENTE”, conduzindo pela vida afora, todos que lhe são confiados.