O ‘maestro do samba’ João da Cuíca será nome de rotatória no bairro Aurora Village

0
383

Os vereadores aprovaram o projeto de lei, de autoria de Antônio de Faria Júnior (PSDB), que denomina “Rotatória João da Cuíca”, no bairro Aurora Village, novo residencial localizado próximo da casa de eventos “Aleluah”. A homenagem com a denominação do logradouro público alcança esse cidadão simples, de grande sensibilidade artística e cultural de Itaúna. Nascido João Evangelista da Silva, o “João da Cuíca”, como era conhecido por muitos ou os mais apaixonados pelo carnaval, em 1º de julho de 1932, veio morar em Itaúna, precisamente no bairro das Graças, ainda muito jovem.

Irmão da cantora Dunga e da Rainha Conga Maria Ana, João da Cuíca era autodidata, conhecido como “maestro do samba” e, na bateria de blocos e escolas de samba, regeu vários ritmistas. Aprendeu tocar vários instrumentos, dentre eles flauta, acordeom, violão e a famosa cuíca. Foi também passista em blocos e escolas de samba e atuou em outras atividades culturais no município. Era casado com Rosa Amélia, com quem teve três filhas: Heliete, Elizete e Elizabeth. Teve também quatro netos: Tamires, Letícia, Felipe e Giovana.

Trabalhou na roça, em fábrica de tecidos, em lojas, como padeiro e como rádio técnico, como era chamado quem consertava aparelhos eletrônicos antigamente. Foi assim que chegou a dar assistência técnica para um grande comércio de Belo Horizonte chamado “Bemoreira”, uma loja de departamentos.

Seu João da Cuíca faleceu em 18 de fevereiro de 2022, aos 89 anos.