O Centro de Atendimento ao Cidadão Maria Emy de Souza, da Câmara Municipal, tem pouco mais de um ano de funcionamento. Inaugurado no dia primeiro de agosto de 2023, na presidência do vereador Nesval Júnior (PSD) foi idealizado para oferecer serviços à população, como auxílio na elaboração de currículos, suporte para inscrições em concursos públicos e vestibulares, acesso gratuito à internet, emissão de certidões e consulta à legislação.
Além disso, o CAC disponibiliza serviços de emissão da segunda via de contas, o cadastramento e a entrega de documentos perdidos, e encaminha questões aos órgãos públicos da área social. Há menos de um ano, começou a funcionar no CAC um Posto de Identificação, em parceria com a Polícia Civil, com a proposta de dinamizar a emissão dos documentos de identidade.
Tudo sempre caminhou bem, mas logo na primeira semana de trabalho da nova Câmara, sob a presidência do vereador Antônio Miranda, o que se viu foi o inacreditável acontecer: o serviço que funcionava e era referência com milhares de atendimentos, passou a ser criticado pelo desrespeito com que trata do cidadão.
O caso começou quando a Câmara divulgou que seriam disponibilizadas 100 senhas todas as sextas-feiras, para emissão da primeira ou segunda via do documento de identidade. Porém, a falta de organização e gestão do trabalho foi o motivo para que uma fila quilométrica se formasse na Avenida Getúlio Vargas, a partir da porta do CAC.
Em e-mail enviado aos vereadores e com cópia para o Jornal S`Passo, o cidadão A. G. F., questiona a pequena quantidade de senhas disponibilizadas o que, segundo ele é uma falta de respeito ao cidadão, já que algumas pessoas estão chegando às 3 da manhã para garantir um lugar na fila para obter uma senha. O cidadão pede que a Câmara revise amplie o atendimento alertando que no dia 10 de janeiro, mais de 180 pessoas chegaram às 3 horas da madrugada para pegar ficha. “Isso chega a ser uma falta de respeito com a sociedade itaunense que tanto trabalha para colocar a documentação em dia”.
Sem solução
Em nota, o Centro de Atendimento ao Cidadão informou que “já está ciente das críticas recebidas e já estamos adotando medidas para a melhoria do atendimento na emissão de carteiras de identidade. Destacamos que o limite de senhas já foi ampliado. Anteriormente, eram distribuídas 80 senhas, o que foi e aumentado para 100 senhas disponibilizadas às sextas-feiras, com agendamentos organizados para emissão ao longo da semana. Reconhecemos a necessidade de ampliar ainda mais o atendimento e estamos avaliando possíveis ajustes para melhorar o atendimento à população. Ressaltamos que o compromisso do CAC é oferecer um serviço eficiente e respeitoso a todos os itaunenses e cidades vizinhas, que também recorrem ao nosso atendimento. Reforçamos a importância de atenção da população em relação ao número de senhas disponíveis que está sempre em nossa fachada. Além disso, também
passamos informações por telefone e Whatsapp pelo número (37)3201-2042, caso seja necessário.”
A nota da Câmara não adiantou, já que nenhuma providência que de fato fosse implementada para resolver o problema foi tomada pela presidência da Câmara.