O Shalom Futebol Clube nasceu para dar oportunidade para novos jogadores

0
627

Neste sábado tem mais futebol no Campeonato Amador de Itaúna

Os jogos do Campeonato de Futebol Amador, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, continuam nos gramados dos estádios Divinão, Garcião e José Flávio de Carvalho. Neste sábado (28) acontecem os jogos da Segunda Divisão:

  • América Lagoa Preta X Juventude, às 14h30, no Estádio Garcião
  • Penarol X ABEV, também às 14h30, no Estádio José Flávio de Carvalho

E da Primeira Divisão, as disputas são:

  • Santos FC X Portuguesa FC, às 16h30, no Estádio Divinão
  • Inter Zinabre X C.A. Souza Moreira, também às 16h30, no Estádio Garcião
  • São Francisco X Independente EC, no Estádio José Flávio de Carvalho, às 16h30

O Campeonato de Futebol Amador de Itaúna tem jogos todos os sábados e o ingresso aos estádios é gratuito.

Júlio Cesar Alves de Assis, é o presidente e técnico do Shalom Futebol Clube, que nasceu em maio de 2017, por iniciativa dele e de Mason Rodrigues. A equipe veio com a proposta de dar oportunidade a jovens atletas e também a jogadores já experimentados que querem atuar num time novo. O Shalom participa do Campeonato de Futebol Amador de Itaúna desde a sua fundação e, segundo Júlio César, que falou à reportagem do Jornal S’PASSO, a cada ano a “Família Shalom” só cresce.

Júlio é itaunense, casado e pai de três filhos. É padeiro de profissão e, além de trabalhar numa empresa no centro de Itaúna, ministra aulas de panificação na Escola Municipal Dona Dorica – Granja Escola São José. É um amante do futebol.

O Shalom Futebol Clube

Tem que ser na raça

Na minha humilde opinião, o futebol amador itaunense vem caindo muito em todos os sentidos. A crítica que faço é que para fazer futebol amador em Itaúna tem que ser na raça. Os representantes dos times vão entender o que estamos falando: hoje, muitos times de tradição, nem estão participando mais e poucos times têm torcedor nas arquibancadas. Cansei de ver os campos cheios, mas, hoje isso é muito raro isso. As pessoas não estão mais empolgadas como no passado.

Muitos times de fora

Não vejo um time de Itaúna como o maior, até porque, pra que haja o Campeonato Amador de Itaúna tem vários times de fora da cidade, que vêm muito fortes e, infelizmente têm levado a melhor, na maioria das vezes. Inventaram uma regra que jogadores que participam do Campeonato Rural não podem jogar o Amador. Assim, não existem atletas suficientes para todos os times. Nunca entendi isso e, por causa dessa regra, muitos times da cidade não participam mais.

Grandes nomes do futebol amador de Itaúna

Sou da época do Zé faxineiro, Dalton, do João do Real Madri… joguei com jogadores excelentes, como Andrey, Toco, Heltinho etc. Havia escolinhas de futebol excelentes nas quais os jogadores iam até 17, 18 anos. Hoje não temos isso mais, o que prejudica muito os jovens que ficam sem referências.

Antes havia patrocinadores, estamos abertos

O Shalom Futebol Clube sobrevive da ajuda dos próprios jogadores. Tivemos alguns parceiros que nos primeiros anos ajudaram com o patrocínio para fazer uniformes e comprar alguns materiais. Mas atualmente sobrevivemos do nosso próprio esforço. Fica aqui um apelo para aqueles que quiserem nos apoiar e ajudar o esporte itaunense: estamos à disposição para levar a marca de quem nos apoiar aonde formos.

Algumas oportunidades estão surgindo para novas revelações

O jogador John Kenedy é um exemplo e uma inspiração para os nossos jovens, mostrando sim que é possível chegar ao topo. E  com  a Inter de Minas na cidade, acho que o caminho fica um pouco mais curto para que os atletas com capacidade, que não são poucos, tenham oportunidade.

Paz, mansidão e humildade!

Lembrando sempre o Mason Rodrigues, que junto comigo e com muita luta, fez parte dessa história. Hoje ele está morando em outro estado e me deixou a missão de continuar com trabalho. Fica o nosso agradecimento e SHALOM! que significa: Paz Mansidão e Humildade!!