Obras de recuperação dos emissários de esgoto prometem acabar com o mau cheiro ao longo do Ribeirão dos Capotos

0
200

O SAAE está realizando desde o início de julho as obras de recuperação dos emissários de esgoto, que foram danificados pelas chuvas que caíram na cidade há dois anos e, em decorrência de serviços de desassoreamento realizados nos rios em 2022. Os problemas de esgoto escorrendo no leito do Rio São João e afluentes motivaram inúmeras denúncias na Câmara Municipal, no Ministério Público e junto a órgãos ambientais, inclusive gerando multa para a administração municipal. 

Em entrevista ao Jornal S’PASSO, a direção do SAAE informa que já foram finalizadas as obras no Rio São João, próximo do pátio de material da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços. Agora, estão sendo finalizados os serviços no Ribeirão dos Capotos, altura da Avenida JK e, na próxima semana, está previsto o início das obras, também nos Capotos, na Avenida Albino Santos, em direção à Avenida Manoel da Custódia.

A direção da autarquia explica que as obras serão responsáveis por melhorias em todos os pontos dos interceptores de esgoto com a retirada de materiais danificados no Rio São João e no Ribeirão dos Capotos, substituindo-os por outros mais adequados e duráveis. Os serviços irão contribuir para a despoluição dos rios e ribeirões, aumento da vazão de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto e melhoria na qualidade de vida dos itaunenses, em especial daqueles que moram próximos ao Rio São João e Ribeirões. O mau cheiro provocado pelos esgotos, sobretudo nas comunidades da região de Santanense, tem sido um grande problema ao longo dos últimos anos e motivo de inúmeras denúncias.

Extensão da rede substituída

No Rio São João já foram realizados aproximadamente 250 metros de rede dos interceptores. No Ribeirão dos Capotos, mais precisamednte na Avenida JK, foram substituídos 500 metros de materiais, nas duas margens do Ribeirão. Ainda serão realizadas outras intervenções em manutenção nesses pontos e em outros nos leitos dos rios. A previsão é que até o final do ano, as obras estejam concluídas.

Obras vão custar cerca de R$ 2 milhões

O valor aproximado das obras é de R$ 2 milhões, com materiais, insumos, equipamentos e locação de veículos pesados. Toda a mão de obra está sob a responsabilidade do SAAE. Os próprios servidores da autarquia estão fazendo as manutenções nos interceptores de esgoto.