A 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (20)o resultado, premiando estudantes com um total de 8,4 mil medalhas, entre 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas.
A olimpíada destaca tanto escolas públicas quanto particulares, tendo dobrado, neste ano, o número de premiações para as instituições privadas. Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, destacou a importância deste ano para a competição: “Além da premiação nacional, criamos também premiações estaduais, o que resulta em muitas mais medalhas por todo o Brasil”. Está prevista a distribuição de cerca de 20,5 mil medalhas estaduais.
Além dos alunos, professores, escolas e secretarias municipais de Educação também serão reconhecidos pela performance dos estudantes. As cerimônias de premiação estão programadas para o próximo ano, com data e local a serem definidos. Nesta edição, mais de 18,3 milhões de alunos do ensino fundamental e médio participaram, tornando-a a maior competição científica do país. A Obmep alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e teve a participação de mais de 55 mil escolas.
Criada em 2005 pelo Impa e apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é financiada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, busca incentivar o estudo da matemática e identificar jovens talentosos na disciplina, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
Em Itaúna dentre os destaques está a Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza que teve 13 alunos reconhecidos com menção honrosa e, na premiação estadual, cinco alunos receberam medalhas. Individualmente, o aluno Joaquim Junior Ferola Fonseca, do Colégio Losango, foi premiado com Medalha de Ouro em nível Nacional e Estadual. Outros estudantes de Itaúna também receberam medalhas de prata e bronze em nível nacional.
Na premiação estadual, além de Joaquim Ferola Fonseca, Pedro Henrique Chagas Rabelo, da Escola Sesi CAT Dario Goncalves De Souza, também recebeu a medalha de Ouro. No total, 30 alunos de Itaúna foram premiados ou receberam Menção Honrosa em nível nacional, e 15 foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na categoria estadual.
Com informações da Agência Brasil