Por unanimidade, os vereadores aprovaram o projeto de lei que declara de Utilidade Pública a Associação das Mulheres com Olhar de Responsabilidade Assistencial e Social – AMORAS. A proposição é de autoria do vereador Aristides Ribeiro (PSC).
A ‘Amoras’, entidade sem fins lucrativos, com sede no bairro Padre Eustáquio, foi criada em maio de 2020, após algumas mulheres depararem com situação de extrema necessidade de uma família que estava vivendo na rua. Outras pessoas em vulnerabilidade social também motivaram a criação da associação, formada por 40 mulheres, que assistem de forma rápida aos mais necessitados.
Desde o início das atividades já foram doados materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, colchões, gás, cobertores, roupas, sapatos, leite, fraldas, cestas básicas e outros alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, além de remédios, e feitos exames e encaminhamentos.
A fonte de arrecadação é o ‘Brechó das Amoras’, que funciona em imóvel cedido pela prefeitura e tem como finalidade vender por um preço bem acessível o que é arrecadado e também fazer doações. Dessa forma, a entidade consegue manter o trabalho voluntário e auxiliar 50 famílias itaunenses que são acompanhadas semanalmente, além de outras que aparecem de acordo com as necessidades.