“OPERAÇÃO ALERTA VERDE”

Os bairros com maior incidência de terrenos sujos são o Santa Edwiges, Tropical, Graças e Universitário

0
276

Bombeiros já fiscalizaram 68 lotes com mato alto, entulho e lixo

Após o elevado número de queimadas registrado no ano passado, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itaúna lançou neste mês a Operação Alerta Verde. A iniciativa visa intensificar as vistorias em terrenos baldios cujos proprietários negligenciam a limpeza, contribuindo para riscos ambientais e de saúde pública. 

Segundo o comandante do pelotão, Tenente Geovane Gonçalves, até o momento já foram vistoriados 68 lotes em diferentes regiões da cidade. Os bairros com maior número de terrenos em situação irregular são Santa Edwiges, Tropical, Graças e Universitário.

A meta inicial da operação é alcançar 120 endereços, mas com o aumento do número de loteamentos entre 2024 e 2025, uma segunda fase da operação já está sendo planejada. 

“A campanha tem como objetivo principal a fiscalização de terrenos com acúmulo de mato alto, entulho e lixo, elementos que não apenas aumentam drasticamente o risco de incêndios, mas também favorecem problemas graves de saúde pública, como a proliferação do mosquito da dengue, o surgimento de escorpiões e outros animais peçonhentos. Em muitos casos, a combinação desses fatores transforma os terrenos em verdadeiros focos de perigo para as comunidades vizinhas”, explica o Tenente. 

Conforme o comandante, quando são identificadas irregularidades, os militares registram boletins de ocorrência que são posteriormente encaminhados à Prefeitura, responsável pelas medidas administrativas cabíveis. Ele reforça o alerta sobre os perigos representados pelos terrenos abandonados. 

“O acúmulo de vegetação e resíduos nesses espaços cria um ambiente propício à proliferação de animais peçonhentos e transmissores de doenças”, alerta Geovane. 

Durante o período de seca, esses terrenos também se tornam um risco elevado de incêndios, impactando o meio ambiente com a emissão de poluentes e agravando problemas respiratórios na população, além de contribuir para o aquecimento global. 

A Operação Alerta Verde seguirá até o final de abril. O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros faz um apelo à população para que mantenha seus terrenos limpos, destacando que essa é uma atitude essencial para garantir mais segurança, saúde e qualidade de vida a toda a comunidade itaunense.