Os vereadores Edênia Alcântara (PDT) e Nesval Júnior (PSD) estão à frente das atividades em Itaúna do projeto Parlamento Jovem de Minas Gerais, edição de 2023. O PJ Minas tem como objetivo a formação política e cidadã voltada para estudantes do ensino médio e é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. A proposição foi viabilizada na Câmara Municipal na legislatura anterior, através dos vereadores Hudson Bernardes e Alexandre Campos.
Em sua nova edição o projeto contará com a participação de 147 cidades, sendo 41 ingressantes, divididas em 20 polos. Os números evidenciam o interesse que o projeto desperta a cada nova edição e o crescimento constante desde os primeiros anos. Em 2022, participaram 121 câmaras municipais, divididas em 18 polos.
A vereadora Edênia, participante do Parlamento Jovem em 2019, representando o Centro da Juventude, agora esteve na capacitação para a edição 2023 como parlamentar, realizada na Escola Legislativa da ALMG.
As atividades serão iniciadas em Itaúna em abril e em agosto acontece a etapa municipal com várias cidades. Já em outubro, será a vez da regional e, em dezembro, da etapa estadual. Serão oito encontros no plenário da Câmara e em cada um haverá palestrantes convidados para falar sobre juventude e empregabilidade. Desses encontros serão levantadas propostas a serem levadas para as etapas regional e estadual nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Os vereadores Edênia e Nesval estão apresentando a proposta do projeto Parlamento Jovem para escolas da rede pública estadual e para as instituições particulares do ensino médio.
Espaço de debate em educação e participação política
Para a vereadora Edênia o parlamento Jovem vem para incentivar o envolvimento das câmaras em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o legislativo municipal. É a oportunidade de propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando as diferentes opiniões.
“Assim, iremos iniciar uma trajetória incentivando os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de Itaúna, do nosso estado e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para o município. Minha expectativa é que possamos mostrar aos alunos a importância da participação das juventudes em todo processo social e político do nosso país”, salienta.
Boa adesão das escolas
A vereadora acredita que haverá boa adesão das instituições de ensino, principalmente as escolas estaduais de tempo integral. “E essa adesão se dará através do tema que será trabalhado que é “Juventude e empregabilidade”. Existe uma grande necessidade de ouvir dos jovens as demandas relacionadas à empregabilidade e através de um diagnóstico, apresentar propostas para qualificação e inserção desse grupo no mercado de trabalho”, pontuou.
Mais abertura à participação, mais jovens na política
Já o vereador Nesval Júnior, presidente do Legislativo, entende que o programa Parlamento Jovem é de extrema importância, pois é a oportunidade de dar abertura aos jovens de conhecer o Legislativo, se envolver mais e estar mais perto da política. O jovem dirigente da Câmara ressalta que o legislativo é também um espaço para ser ocupado por jovens. “Acredito que essa proposta será muito bem aceita na comunidade, contando com boa adesão das escolas e nosso primeiro contato nas instituições foi muito proveitoso”, disse. A implementação do Parlamento Jovem não vai gerar gastos para a Câmara que já tem toda estrutura física e profissional necessárias.