Fundada há mais de 100 anos por meio da benemerência do empresário coronel Manoel Gonçalves de Sousa Moreira, a Casa de Caridade, que leva o seu nome e que é mantido por uma fundação, pela primeira vez em sua história está implementando o plantão pediátrico, iniciado no dia 9 de janeiro.
A implementação do novo serviço atende a um pré-requisito de complexidade para que o hospital possa estar no nível de atenção na rede de urgência e emergência do Estado.
O atendimento aos menores está sendo realizado no pronto socorro, nas dependências do Hospital Manoel Gonçalves e está em fase de estruturação, para, inicialmente, cerca de 10 crianças por dia. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, o investimento é feito pela Prefeitura e repassado à instituição para contratar a empresa responsável pela escala dos pediatras. O repasse da Prefeitura é de cerca de R$ 110 mil por mês.
“Isso representa para a cidade um ganho na assistência em saúde às crianças. É uma demanda antiga de ter o pediatra na porta de entrada do Hospital, o que ajuda no fluxo de pacientes na clínica médica, desafogando um pouco o plantão clínico e dando mais celeridade na resolução dos casos. Como é um serviço recente, a tendência é ter um número crescente de crianças atendidas, mas a média diária é de dez crianças no atendimento oficial do plantão”, pontua o secretário Fernando Meira.
Outra conquista
O Hospital Manoel Gonçalves também foi reconhecido esta semana, pela empresa Terra Consultoria e Análises Ambientais, com o Certificado Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022. Este título representa a parceria entre o Hospital Manoel Gonçalves e a Terra, pela preservação ambiental através de ações implantadas referentes ao monitoramento do meio ambiente durante o exercício 2022.