Primeira pesquisa estimulada de intenção de voto para prefeito realizada em Itaúna, após os registros das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral, na primeira quinzena de agosto, aponta pela liderança isolada do ex-deputado estadual Gustavo Mitre (Republicanos). O candidato lidera na pesquisa realizada pelo Instituto SigDados com 61,3%. Mitre é seguido por Maurício Nazaré (PSD) com 3,2% e Wandick Pincer (PV) com 0,8%. Não souberam ou não quiseram responder a pesquisa foram 22% e brancos e nulos 12,7%. Esses números referem-se à análise estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor.
No início do mês de julho, antes das convenções partidárias, o Instituto Sigdados testou o cenário eleitoral incluindo o nome da deputada federal Gláucia Santiago (PL) na disputa pela prefeitura de Itaúna. Na ocasião, Gláucia tinha 9,8% das intenções de voto e Gustavo Mitre liderava com 50,7% (Pesquisa registrada no TSE sob o número MG-04210/2024). A deputada, entretanto, não confirmou o seu nome como candidata a prefeita nas eleições deste ano, mas construiu a aliança do PL com Gustavo Mitre, indicando seu filho Hidelbrando Neto como vice-prefeito de Mitre. A diferença do percentual que Gustavo Mitre alcançou na recente pesquisa, em relação à pesquisa anterior, é de 10,6%.
Mitre tem a menor rejeição
O Sigdados também perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum para prefeito e os dados da rejeição foram: Gustavo Mitre 2,2%, Wandick Pincer 9,5% e Maurício Nazaré 8,7%. Não rejeitaram nenhum candidato 37,8% dos entrevistados, rejeitaram todos os candidatos 9% e 32,8% não souberam ou não quiseram responder.
Para 70,7% da população acha que Mitre será eleito
Independente da escolha de voto na estimulada, os eleitores foram questionados sobre qual candidato acreditam que vencerá as eleições para prefeito de Itaúna neste ano e 70,7% dos entrevistados disseram acreditar na vitória de Gustavo Mitre; 2,5% acreditam que Maurício Nazaré vencerá e 0,5% aposta em Wandick Pincer. Não souberam ou não quiseram responder 26,3%.
Metodologia da Pesquisa
A soma dos percentuais pode não chegar em 100% em razão do arredondamento das casas decimais. A pesquisa quantitativa, de survey, consistiu na realização de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante a partir de 16 anos no município de Itaúna. Foram entrevistados 600 eleitores. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, registrada no TRE sob o nº MG-04735/2024, foi contratada pela Impactto Comunicação/Grupo Impactto e realizada pelo Instituto SigDados entre os dias 20 e 21 de agosto.