O projeto de lei, de autoria do vereador Gustavo Barbosa, que propunha denominar a pista de skate localizada na Praça Celi, no bairro Pio XII, de “Dona Diná” foi retirado de pauta esta semana. É que a pista de skate foi nomeada, em 27 de setembro de 2002, com honrarias ao senhor Antônio Ivane Rodrigues, conhecido como Tonico Rodrigues.
Em entrevista ao Jornal S’Passo, Carla Corradi, sobrinha de Tonico Rodrigues, revelou que a família ficou surpresa com a notícia e decidiu buscar informações junto à Prefeitura e ao vereador Gustavo Barbosa, autor da proposta de homenagear Dona Diná.
“Conversei com o vereador Gustavo Dornas, que foi bastante receptivo, e ele me confirmou que retirou o projeto de pauta. Ele se comprometeu a trabalhar para manter o nome de Tonico Rodrigues na pista de skate, pois ele teve uma trajetória marcante no esporte de Itaúna e a homenagem foi feita há 23 anos”, contou Carla.
A sobrinha de Tonico também explicou que a confusão surgiu porque a Prefeitura não encontrou registros ou uma lei específica que comprovasse a nomeação. No entanto, Carla enviou ao Jornal S’Passo um memorial descritivo da Secretaria de Esportes de Itaúna, datado de 25 de setembro de 2002, que comprova que tanto a pista de skate, quanto a quadra localizada no mesmo espaço foram nomeadas na mesma época. A pista recebeu o nome de Tonico Rodrigues, enquanto a quadra foi nomeada em homenagem a Mário Marques Gomes, o “Sô Mário do Sesi”.
Além do documento, Carla também enviou fotos da solenidade de inauguração, realizada em 2002, nas quais a família participou das homenagens a Tonico Rodrigues por sua contribuição ao esporte de Itaúna.
“Não é que nossa família não reconheça a importância de Dona Diná; sabemos da relevância dela na história de Itaúna e gostaríamos que ela fosse homenageada. Contudo, a pista de skate já tem um nome, vinculado diretamente ao esporte, e gostaríamos que essa homenagem fosse preservada. Fazemos votos para que Dona Diná receba outra homenagem, em outro local”, enfatizou Carla.
História e Memória
Antônio Ivane Rodrigues nasceu em 5 de novembro de 1974, filho de Ivane Clemente Rodrigues e Renée Pereira Rodrigues, mas ficou conhecido como Tonico. Desde jovem, demonstrou grande habilidade com a bicicleta e amor pelos esportes, tanto que construiu uma pista e um half no quintal de sua casa com a ajuda de amigos, já que, na época, Itaúna não dispunha de um local adequado para a prática de esportes radicais.
Tonico ganhou notoriedade após realizar um salto sobre um carro com sua bicicleta, o que atraiu admiradores de Itaúna e região para acompanhar suas exibições. Infelizmente, aos 21 anos, foi diagnosticado com câncer ósseo. Apesar do tratamento doloroso, Tonico manteve-se otimista e enfrentou a doença com dignidade.
Mesmo após a amputação de uma das pernas, Tonico continuou praticando ciclismo, nadando e transmitindo a todos sua força de vontade. Ele faleceu em 24 de julho de 1997, mas deixou um legado de superação e amor aos esportes.