Comportamento suicida é uma ação destinada a ferir a própria pessoa e inclui gestos suicidas, tentativas de suicídio e o suicídio consumado. Ideação suicida compreende pensamentos e planos sobre suicídio. Tentativas de suicídio são atos de automutilação que podem resultar em morte como, por exemplo, enforcamento ou afogamento.
- Um evento estressante pode desencadear o suicídio em crianças com um distúrbio da saúde mental como a depressão.
- Crianças com risco de suicídio podem estar deprimidas ou ansiosas, retraídas das suas atividades, podem conversar sobre assuntos relacionados à morte ou alterar seu comportamento subitamente.
- Familiares e amigos devem levar todas as ameaças ou tentativas de suicídio a sério.
- Os profissionais de saúde tentam determinar quão grave é o risco de suicídio.
- O tratamento pode envolver hospitalização caso o risco seja elevado, medicamentos para tratar outros distúrbios de saúde mental e terapia individual e para a família.
(Consulte também Comportamento suicida em adultos.)
O suicídio é raro em crianças antes da puberdade e é um problema que ocorre geralmente na adolescência, sobretudo entre os 15 e os 19 anos de idade e na idade adulta. Contudo, crianças pré-adolescentes cometem suicídio e esse problema potencial não deve ser ignorado.
Fonte: https://www.msdmanuals.com/ – Manual da saúde da familia
Neste podcast produzido pela Agência Radioweb Notícias e reproduzido pela Web Rádio e Site SPASSO, você vai saber detalhes deste tema tão polêmico que aflige a vida de muitos jovens e suas famílias