A situação das longas filas para a emissão de identidades pelo Centro de Atenção ao Cidadão, CAC, tem gerado muita discussão na cidade. As filas começaram a se formar após o anúncio da Câmara de que seriam disponibilizadas 100 senhas todas as sextas-feiras para a emissão das carteiras. E para conseguir ser atendido, muita gente tem chegado de madrugada na porta do CAC, tentando garantir uma senha.
Apesar da ampliação no número de vagas na última semana — passando de 100 para 130, sendo 30 dessas senhas destinadas a pessoas com deficiência, idosos, autistas e outros cidadãos com limitações —, as filas persistiram ontem.
Na reunião de terça-feira, 21, o vereador Wenderson da Usina (NOVO) sugeriu que as marcações para a emissão das identidades fossem feitas online, utilizando a plataforma Sympla, como já ocorre em outros serviços da Polícia Civil. No entanto, o presidente da Câmara, Antônio de Miranda, explicou que a Polícia Civil orientou contra a adoção de marcações online, devido ao risco de um mercado clandestino, que cobra pelo agendamento.
“O delegado foi claro ao afirmar que a prática de cobrança por marcações online já é uma realidade difícil de combater na cidade, e que se a Câmara adotasse esse sistema, isso fortaleceria esse mercado clandestino”, disse Toinzinho.
O presidente também destacou a dificuldade de controlar as filas, já que muitas pessoas permanecem no local mesmo após o término das senhas, com a esperança de que outros desistam do atendimento.
Por outro lado, o vereador Guilherme Rocha (NOVO) sugeriu que quem tem condições financeiras recorra à cidade vizinha, Divinópolis, onde a marcação para emissão de identidades é feita online. “Lá, são disponibilizadas cerca de 5 mil fichas todos os dias, às 7h da manhã, e quem tem transporte pode ir até o local para realizar o procedimento”.
Diante da falta de consenso entre os vereadores, o própri presidente da Câmara afirmou que a emissão de identidades não é uma responsabilidade do Legislativo, mas sim um serviço complementar que visa ajudar a reduzir as filas e auxiliar os cidadãos.
Polícia Civil deu solução Em busca de uma solução mais eficaz, a Polícia Civil de Itaúna, por meio de um ofício, propôs a aquisição de uma nova máquina para confecção de identidades e a contratação de mais um servidor para aumentar o número de senhas semanais. A Câmara ainda não respondeu a sugestão