A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã de hoje (19), a operação Tiphon, com o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico em Itatiaiuçu. Até o momento, três pessoas foram presas e nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
As investigações, conduzidas pela PCMG em Itatiaiuçu e Itaúna, iniciaram em março deste ano e tiveram entre os alvos membros de uma organização criminosa liderada por um homem que já está preso.
De acordo com o delegado João Marcos do Amaral Ferreira, “uma mulher, alvo de mandado na manhã de hoje, já havia sido presa em flagrante em março deste ano pelo crime de tráfico de drogas, tendo sido encontrado à época grande quantidade de entorpecentes. Contudo, ela teve a liberdade provisória concedida pelo poder Judiciário por ser primária. Após sua prisão, recebemos informações da existência de uma rede criminosa associada ao tráfico de entorpecentes da qual a mulher presa hoje participava e diante dos indícios de autoria e materialidade representamos pelos mandados de busca e prisão preventivas, os quais foram deferidos”.
Após o cumprimento dos mandados judiciais foram apreendidas diversas buchas de maconha, R$ 700 reais, além de duas balanças de precisão e onze celulares. Ao final dos procedimentos, os presos, com idades entre 37 e 45 anos, foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
Ainda nesta manhã, vídeos circularam pelas redes sociais mostrando o deslocamento dos policias civis, com o uso de helicópteros e diversas viaturas. Confira:
Operação Tiphon
A operação recebeu o nome de Tiphon em alusão a um ser da mitologia grega, invasor e perturbador da mente humana. Participaram da ação 45 policiais civis, em doze viaturas, com apoio da Coordenação Aerotática (CAT) e do Canil da PCMG.