População de rua tende a aumentar com a proximidade das festas de final de ano

Secretaria de Desenvolvimento Social aconselha às pessoas evitarem dar esmolas nas ruas

0
543

A proximidade das festas de final de ano coincide com o aumento da população em situação de rua na maioria das cidades. Em Itaúna não é diferente. Segundo a coordenação do Posto do Migrante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaúna, a população em situação de rua na cidade tem aumentado gradativamente nos últimos dias principalmente em razão desse período de final de ano. As informações são de que alguns usuários do serviço avaliam que Itaúna “é muito boa de se ficar em razão das doações e da solidariedade dos cidadãos”.

O Posto do Migrante, que funciona no Terminal Rodoviário, reafirma que têm sido realizadas abordagens constantes junto a esse público e, também, orientações à população em geral sobre as atividades desenvolvidas pela prefeitura para acolhimento e auxílio direto aos que estão na rua, com a solicitação de que evitem dar esmolas.

Atualmente em Itaúna há 35 pessoas em situação de rua. “Graças a Deus a cidade tem sido um pontinho fora da curva e a situação está controlada. Temos tido a oportunidade de manter os vínculos dessas pessoas com profissionais que os atendam e com seus familiares. Muitos estão voltando para seus lares e sendo acolhidos pelas famílias. E no Posto do Migrante toda a assistência é oferecida, com atendimento psicológico, de assistência social e em parceria com a Secretaria de Saúde, os cuidados necessários, além da oferta de passagens para aqueles que querem voltar para as cidades de origem. A gente pede que as pessoas que quiserem ajudar não o façam com dinheiro, que pode ser utilizado para bebidas e outras drogas, mas sim com outros meios”, salienta a secretária de Desenvolvimento Social Alessandra Nogueira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − nove =