População e entidades se mobilizam para socorrer do frio pessoas em situação de rua

Empresário já arrecadou 1.000 cobertores e agasalhos, que estão sendo distribuídos na cidade

0
273

O frio chegou e, novamente, vem a preocupação com aquelas pessoas que vivem nas ruas. No início da semana, em Divinópolis, um sem-teto foi encontrado morto e as causas da morte sugerem ser o frio intenso. O setor de Defesa Civil de Itaúna informou sobre a queda de temperatura nos próximos dias, com base em orientações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e uma intensa massa de ar frio de origem polar avançou pela região Sul do Brasil e desde o início dessa semana tem influenciado as temperaturas em Minas Gerais.

Na cidade são 33 pessoas estão em situação de rua, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e a gestora da pasta, Alessandra Nogueira Araújo, salienta que as instituições sociais parceiras, que recebem subvenção da Prefeitura, como o Albergue Fraterno Bezerra de Menezes e a Casa Azul, estão prontas para receber os sem-teto, oferecendo abrigo, comida e banho. Outras entidades no município, como os grupos espíritas Eurípedes Barsanulfo e Francisco de Assis, igrejas católicas e evangélicas também estão sensíveis à situação e já se mobilizam para socorrer as pessoas em situação de rua. Durante todos os dias os desabrigados recebem dessas entidades alimentos e, agora, vão receber também roupas e cobertores.

Doações de roupas e cobertores

A Secretaria de Desenvolvimento Social está lançando a campanha Agasalho Solidário, Vista essa Ideia, com o objetivo de recolher roupas, calçados e cobertores que serão entregues à população atendida pela rede socioassistencial do município. As doações podem ser entregues, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Posto Avançado do Migrante, que funciona na Rodoviária, em todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social e na própria Secretaria, no prédio da Prefeitura. Além dos locais mencionados, um ponto de apoio foi aberto na praça Doutor Augusto Gonçalves, na quarta-feira (18), através do Banco de Alimentos Elza Lopes.

Escola Caic incentiva doação de agasalhos para seus alunos

A Escola Municipal Dona Cota, o CAIC do bairro Morada Nova, está mobilizando também a sociedade, através de notas nas redes sociais, em uma campanha para conseguir agasalhos para os alunos da instituição. A diretora do educandário, Jane Alves de Resende, disse ao Jornal S’PASSO que por ver muitos alunos com roupas inapropriadas para o frio intenso essa semana, teve a ideia de colocar uma nota no Facebook solicitando as doações. Conjuntos de moletons, meias e outros itens do vestuário estão sendo encaminhados ao CAIC e protegendo dezenas de crianças menos assistidas.  

Campanha do ‘Xinês’ novamente na rua

O empresário Hélcio Coutinho, o Xinês, que no início do ano arrecadou alimentos e outras doações para atender os desabrigados pelas chuvas, voltou à ação nesses tempos de inverno rigoroso para acolher moradores em situação de rua, pessoas carentes e entidades assistenciais do município. A sua campanha do agasalho já conseguiu a doação de mil cobertores, inúmeras roupas, meias e calçados para serem doados. A distribuição do material começou junto ao CAIC  e creche do bairro Morada Nova, comunidades terapêuticas, asilos de idosos, Sociedade São Vicente de Paulo, entre outras.

“A gente fica muito feliz em poder ajudar e fica mais feliz ainda diante da generosidade, desprendimento e confiança das pessoas em nos encaminhar materiais e até mesmo dinheiro para esse trabalho”, contou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezoito − treze =