Potencial cultural de Itaúna é tema de fala de professor na Câmara

0
150

O professor, músico e pesquisador Alexei Mikhailovski, participou da reunião dos vereadores esta semana, falando sobre a cultura e a arte em Itaúna. Nascido em Belo Horizonte e naturalizado canadense, Alexei compartilhou sua experiência e expectativas para o crescimento cultural da cidade, onde vive desde 2022. Ele também destacou a riqueza artística do município e fez um apelo para a valorização e apoio aos artistas locais. 

Doutor em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professor assistente na Universidade York, em Toronto, Canadá –, Alexei afirmou que “Itaúna é um grande celeiro de criadores e artistas. A cidade tem muito a oferecer em termos culturais, mas ainda há muito a ser feito para fortalecer essa cena”, destacou, citando artistas locais como Christian Magalhães, que representou Itaúna no maior festival de Beatles do mundo, e Ícaro Alves, um jovem músico de grande talento. 

Alexei também enfatizou a importância de políticas públicas que favoreçam e priorizem os artistas locais. “A arte e a cultura são bens preciosos, que ficam para as próximas gerações. O apoio do poder público é fundamental para que os criadores da cidade possam se destacar e continuar inspirando novos talentos”, afirmou. 

Alexei propôs uma ação mais integrada e colaborativa, com a participação ativa dos cidadãos e do poder público. “Quero contribuir com ações culturais que beneficiem realmente o povo de Itaúna, que inspirem e formem novos criadores. A arte é para todos, e é através dela que podemos construir uma cidade ainda mais rica culturalmente”, completou.