A Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento completa 38 anos de criação e como parte das comemorações inaugurou a nova sede, instalada no centro de Brasília e realizou um Workshop com o tema “Desafios do Saneamento Municipal”.
Participaram desses eventos em Brasília, no auditório do Edifício Sede II da Caixa Econômica Federal, o prefeito Neider Moreira (PSD), que é presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG); os vereadores Nesval Júnior (PSD) e Ana Carolina Silva Faria (Avante), a diretora geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna (SAAE) e 1ª Diretora de Assuntos Jurídicos da Assemae, Alaiza Andrade e a gerente superior de Resíduos Sólidos do SAAE, Marina Parreiras.
Segundo a diretora geral do SAAE, Alaiza Andrade, “o evento foi de extrema importância para o saneamento brasileiro. A troca de informações contribui para a melhoria da qualidade dos serviços e atendimento das demandas da população”.
Contatos políticos em Brasília e visibilidade para Itaúna
O vereador e futuro presidente da Câmara Municipal de Itaúna, Nesval Júnior, disse que a viagem a Brasília foi de grande proveito, pois houve a oportunidade de alguns contatos políticos dele, da colega Carol Faria e do prefeito Neider, com deputados e senadores em busca de emendas parlamentares para obras no município. Nesval afirmou que ainda é cedo para detalhar os resultados desses contatos feitos na capital federal, mas que em breve, “assim que as parcerias forem formalizadas, vamos divulgar”. Sobre as atividades da Assemae, o vereador avaliou que foi de grande importância a discussão em torno dos desafios do saneamento nos municípios.
“Em Itaúna temos um saneamento de excelência por meio do SAAE e nesse workshop, pudemos conhecer outras realidades, pois participaram municípios de todo o Brasil, além de integrantes da Fundação Nacional de Saúde. O grande ponto a ser levantado é a questão da universalização do saneamento, pois há uma meta de que até 2033 o saneamento no Brasil ser todo universalizado. Esses são os desafios para o setor. Na oportunidade, fomos convidados pelo presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista, para em setembro do ano que vem, participarmos como representantes de Itaúna no congresso nacional da entidade. Isso é muito importante pois traz um holofote para o município e nos mostra como modelos para outras cidades”, pontuou.