Prefeito e secretário de Educação reuniram-se com vereadores para tratarem de projeto do governo estadual

0
1099

A Prefeitura está se mobilizando, por meio de sua Secretaria de Educação, para defender um projeto de municipalização de escolas estaduais em Itaúna. O projeto de municipalização foi denominado “Mãos Dadas”, estimulando o município a assumir turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertadas até então pelo governo estadual.

Essa semana aconteceu uma reunião virtual entre o prefeito Neider Moreira (PSD), o secretário de Educação, Weslei Lopes, e vereadores, para tratar do assunto. A proposta é de iniciativa do governo estadual, que vem tentando evidenciar os benefícios que esse processo trará para o município e para a comunidade. O prefeito Neider demonstrou grande interesse em atender à iniciativa e, juntamente com os edis, pontuou a necessidade de atender a essa demanda. No seu entendimento, o processo não irá acarretar prejuízos ao professor efetivo da rede estadual, resultando a municipalização em alterações administrativas e pedagógicas. Também destacou que os alunos terão maior proximidade da escola com a Secretaria Municipal de Educação, além de um ensino mais eficiente.

O intuito desse processo é fomentar a proximidade e suprir as necessidades pedagógicas, de maneira que as demandas da comunidade escolar sejam melhor captadas, entendidas e colocadas em prática – ao passo que a rotina da escola estaria mais próxima da cidade. “Estamos dando continuidade a um processo da Constituição de 1988 que deu destaque à universalização do Ensino Fundamental. Isso trará um benefício imenso, tanto financeiro quanto para a comunidade, que passará a ter do 1º ao 5º ano municipalizados com um ensino muito superior. O município, fazendo a adesão ao projeto, o governo sinaliza com um repasse para que seja investido na ampliação das salas e construção de nova escola”, ressaltou o prefeito Neider.

Todos os vereadores participaram do encontro, apenas Antônio de Faria Júnior (PL), o Da Lua e Joselito Morais (PDT), foram representados por sua assessoria. Agora, a proposição será encaminhada à Câmara Municipal para ser apreciada. Alguns vereadores já se manifestaram que é necessário ampliar o debate, com audiências públicas e a participação da comunidade escolar, para a que o processo seja encaminhado da maneira correta.

SindUTE se posiciona contrário e solicita que o prefeito rejeite o projeto do governo Zema

Os representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUTE de Itaúna manifestaram-se contrário ao projeto de municipalização de escolas estaduais através de um áudio divulgado em suas redes sociais.

“Senhor prefeito, a Educação não aceita o projeto de municipalização do governo do Estado em nossa cidade. Os recursos que virão para o município não serão suficientes para garantia da qualidade da educação. Esse projeto que visa transferir a responsabilidade da Educação do Estado para o município vai impactar a vida dos pais, das mães e dos estudantes. Além disso, ele chega no pior momento da pandemia da Covid e causará desemprego para os profissionais da educação. Não permita, prefeito, que o governo Zema destrua a educação de nossas crianças. Contamos com seu apoio e compreensão”, diz o áudio do SIndUTE MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 + 15 =