Prefeitura afirma que será 100% responsável pela restauração da Estação 796 em Santanense

Valor que chega a quase R$ 1,5 milhão envolve recursos e empenho de quatro secretarias

0
241

Sobre o projeto de recuperação da Estação 796 de Santanense e, diferente de informações que circularam na cidade na semana anterior, a Prefeitura informou que é totalmente sua a responsabilidade pelo serviço que irá devolver à comunidade o prédio, ou seja, 100% do restauro da antiga estação. Os recursos para as obras, totalizando quase R$ 1,5 milhão, provém de uma união de esforços de quatro secretarias do governo municipal, sendo Cultura e Turismo, Regulação Urbana, Finanças e Administração. A administração municipal acrescentou que merece destaque neste contexto “a importante atuação da Gerência de Turismo, cujo trabalho alcançou pelo segundo ano consecutivo Nota Máxima no ICMS Cultural, o que contribuiu com grande parte do montante de recursos para a obra”.

Com projeto autoral e já em execução / finalização, a Prefeitura tem como objetivo reconstituir este importante espaço da história local e devolvê-lo em condição de uso à população. Assim, será possível manter viva a memória do desenvolvimento da cidade e ao mesmo tempo oportunizar a realização de atividades culturais no referido espaço. Tais instalações também contemplarão o recebimento, em duas salas, de parte do acervo do Museu Municipal Francisco Manoel Franco, outra reivindicação da comunidade itaunense.

E como a história do município foi embalada em grande parte pela linha férrea, a VLI iniciou na última quinta-feira (1), o projeto Estação de Memórias – Café com Prosa, que é o passo inicial para colher relatos de como a vida dos itaunenses e dos trilhos se cruzou. A atividade, gratuita e aberta à população, aconteceu na Praça da Estação (prédio do Museu).

Na Estação 796 a VLI terá apenas um espaço para abrigar parte do acervo da memória ferroviária, sem nenhum tipo de envolvimento com restauração do prédio.