Prefeitura alerta estabelecimentos comerciais sobre novo golpe da “Falsa Vigilância Sanitária”

0
64

Mais um golpe na praça. A Prefeitura de Itaúna emitiu um novo alerta pelas redes sociais sobre uma nova fraude que mira estabelecimentos comerciais da cidade. Na modalidade de golpe, os criminosos enviam um e-mail ou fazem ligações aos estabelecimentos com um link, supostamente para que os empreendedores obtenham o Procedimento Operacional Padrão (POP) para funcionamento do serviço. O POP é um documento que de fato existe e descreve os procedimentos e instrumentos utilizados no local, mas é o próprio estabelecimento que o preenche, e não a Vigilância Sanitária. 

No golpe, criminosos encaminham as vítimas a um site com informações retiradas do endereço oficial da Anvisa, mas repleto de links suspeitos. O e-mail pelo qual a mensagem costuma chegar é emissoes.anvisa@rtpd.com.br, que não pertence à agência. Os canais de comunicação oficiais da Anvisa são o e-mail contato@anvisa.gov.br e o telefone 0800 642 9782. 

Mais modalidades 

No último mês, a Prefeitura emitiu pelo menos três informes sobre modalidades de golpe distintas, o primeiro alertou aos proprietários de estabelecimentos na cidade que pessoas de má-fé estão enviando e-mails em nome da administração municipal alegando supostas irregularidades no alvará de funcionamento dos referidos locais.  

No segundo, a Secretaria Municipal de Regulação Urbana de Itaúna, por meio da Gerência Superior de Trânsito e Transportes, emitiu um alerta sobre golpes relacionados a multas de trânsito. Segundo o comunicado, golpistas estão enviando e-mails falsos informando supostas cobranças de multas e solicitando pagamentos.   

O último, foi emitido em conjunto com o Corpo de Bombeiros. No informe foi relatado que e-mails estão sendo encaminhados para empresas, informando que o “Corpo de Bombeiros” realizará averiguação das instalações até determinada data não tendo, a corporação, conseguido efetuar contato telefônico com o setor financeiro da empresa. A mensagem possui um link falso com as possíveis irregularidades e alega, ainda, que a visita é feita mediante denúncia anônima.

O Corpo de Bombeiros informou que, em Minas Gerais, nenhuma entidade civil está habilitada para tal atividade. A corporação entende que este tipo de contato pode se tratar de um golpe, dessa forma, orientam a não clicar em links de mensagens como essas e que sejam denunciadas na delegacia de crimes cibernéticos.