No final de outubro, Itaúna recebeu uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira e uma motoniveladora, além de três retroescavadeiras e mais cinco caminhões, adquiridos através de financiamento de R$7 milhões junto ao BDMG, aprovado pela Câmara.
Esta semana, o prefeito encaminhou ao legislativo um novo projeto, para alteração da lei que autorizou a contratação do empréstimo com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A, para a aquisição de mais maquinários.
A alteração do PL foi necessária já que o custo do maquinário adquirido, ficou abaixo do valor total da operação de crédito e, como alternativa à devolução do valor excedente, a prefeitura propôs a aquisição de outras máquinas essenciais que são contratadas frequentemente pelo município.
“Atualmente, Itaúna contrata regularmente a locação de máquinas como motoniveladoras e caminhões para execução de serviços de infraestrutura, manutenção de vias e outras obras públicas. A aquisição própria dessas máquinas vai reduzir custos operacionais recorrentes e a necessidade de aluguéis futuros. Essa será uma economia a médio prazo. A redução de contratos e aluguéis viabilizará o pagamento das máquinas, garantindo um aumento da frota do município”, justificou Neider.