Na manhã de quarta-feira, 29, uma reunião que ocorreu nas dependências do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e foram divulgadas diversas especulações em relação a um possível pedido de empréstimo para a autarquia, “que seria encaminhado pelo executivo a Câmara nos próximos dias”.
No entanto, a reunião que foi coordenada por Nilzon Borges, diretor-geral do SAAE, e contou com a presença do prefeito Gustavo Mitre e treze vereadores teria sido para a apresentação do plano administrativo e das demandas da autarquia.
Segundo a comunicação oficial, no encontro também foram abordados temas como a recuperação das instalações do SAAE, o desenvolvimento de projetos emergenciais e o futuro da gestão da água e esgoto no município, além da necessidade de recuperar a Estação de Tratamento de Água e a criação de uma gerência ambiental no Horto Municipal, uma das áreas sob a responsabilidade do SAAE.
A informação divulgada de que o encontro teria o intuito de discutir a solicitação de um empréstimo de R$ 8 milhões não procede. Em resposta, a assessoria de comunicação da Prefeitura emitiu uma nota esclarecendo que, em nenhum momento, a possibilidade de solicitar novos empréstimos foi discutida durante a reunião. A nota afirma que a administração atual não tem intenções de solicitar financiamentos adicionais e que a reunião foi realizada para tratar exclusivamente dos projetos de recuperação e melhorias na infraestrutura do SAAE.
“O encontro teve o propósito de discutir estratégias administrativas e apresentar as prioridades para o SAAE. Não foi discutida qualquer proposta de solicitação de empréstimos ou novas dívidas para a autarquia. A atual administração segue comprometida em melhorar os serviços oferecidos à população”, ressaltou a nota.